OpenAI quer criar modelo de IA que pretende prolongar a vida
Construção do GPT-4b é feita em parceria com a Retro Biosciences com foco no desenvolvimento de células-tronco
05/02/202506/04/2022
Por redação AIoT Brasil
A InovaSanta, unidade de inovação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), está desenvolvendo um projeto inédito destinado a inserir os conceitos de inteligência artificial na formação de seus alunos, para ensiná-los a trabalhar com sistemas avançados e, depois de formados, utilizar ferramentas de apoio a diagnósticos e tratamento. Nesse sentido, acaba de firmar uma parceria com a healthtech paulista NeuralMed, que aplica IA na análise de imagens e relatórios médicos.
Irineu Massaia, vice-reitor da FCMSCSP, disse que o uso da inteligência artificial já é uma realidade na área da saúde, e os profissionais precisam estar preparados para esse cenário: “No entanto, para que consigam utilizar as inovações de forma efetiva, devem conhecer todas a aplicabilidades e as características da tecnologia. Assim, nosso objetivo é capacitar cada vez mais os estudantes para que estejam inseridos nesse universo desde a faculdade”.
Segundo Anthony Eigier, CEO da NeuralMed, os estudantes de medicina contarão com laboratórios de tecnologia para entender como os recursos de IA ajudam a analisar imagens, textos, laudos médicos e prontuários eletrônicos, e atuarão como cocriadores de algoritmos: “Nosso objetivo é qualificar esses alunos para que contribuam, cada vez mais, para o futuro da saúde e possam tomar as melhores e mais eficientes decisões. Além disso, também estaremos aprendendo com diversas cabeças brilhantes”.
A faculdade informou que as classes de medicina participarão da primeira etapa do treinamento, que posteriormente deverá ser estendido aos demais cursos da instituição. Paula Calderon, coordenadora do InovaSanta, destacou o pioneirismo do projeto, lembrando que a área da saúde passa por uma grande transformação, em que a inteligência artificial oferece ferramentas que proporcionam cuidados mais eficazes: “A tecnologia e a inovação estão sendo incorporadas no dia a dia das atividades médicas e se tornarão essenciais para as gerações futuras. Tenho a certeza de que o projeto será de grande valor para todos os envolvidos, na busca incessante de conhecimento para avanços na prática clínica, com benefícios para os pacientes”.
Os alunos serão tutorados pelos professores da faculdade e por especialistas da NeuralMed, empresa fundada em 2018 por Eigier e pelo médico André Castilla para desenvolver soluções de apoio à tomada de decisão nas instituições de saúde, com o uso de IA. Esses recursos são capazes de detectar patologias em imagens médicas e aumentam a precisão dos diagnósticos. A FCMSCSP formou mais de 5 mil médicos e profissionais de saúde ao longo de seus 59 anos e, atualmente, é mantida pela Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho.
#HealthTech#ia na medicina#IA na saúde#inteligência artificial
Construção do GPT-4b é feita em parceria com a Retro Biosciences com foco no desenvolvimento de células-tronco
05/02/2025Três casos de uso, incluindo o cérebro de um atleta, um paciente cardíaco e um intestino virtual, detalham o papel dos gêmeos virtuais na medicina
09/01/2025Algoritmo desenvolvido por pesquisadores de duas instituições britânicas identifica pessoas em risco de fibrilação atrial
07/01/2025