China promove a primeira partida de futebol com robôs
Jogo disputado em Pequim valeu como prévia do próximo campeonato mundial de humanoides que deverá ocorrer em agosto
03/07/202524/10/2025

Por redação AIoT Brasil
A Samsung lançou nesta semana o Galaxy XR que, no formato de óculos de IA e headset, representa “uma nova dimensão em filmes, esportes e jogos”, segundo a fabricante, e passa a concorrer diretamente com a Apple e com a Meta em um segmento bastante disputado. O dispositivo foi desenvolvido em colaboração com o Google e a Qualcomm Technologies e por enquanto está disponível apenas nos Estados Unidos e na Coreia do Sul, com preço inicial de US$ 1.800 (cerca de R$ 9.680), sem previsão de lançamento na América Latina.
Repleto de recursos de IA, o novo dispositivo é o primeiro produto desenvolvido com base na nova plataforma Android XR e já nasce com o Gemini, como explicou Won-Joon Choi, diretor de operações da divisão Mobile eXperience (MX) da Samsung Electronics: “Estamos inaugurando um novo ecossistema de dispositivos móveis. Desenvolvido com base no Android XR, o Galaxy XR amplia a visão da AI móvel para uma nova fronteira de possibilidades imersivas e significativas, permitindo que XR deixe de ser apenas um conceito e passe a fazer parte do dia”, afirmou, em um comunicado publicado na segunda-feira, 21 .
Sameer Samat, presidente do ecossistema Android do Google, destacou que a Android XR é a primeira plataforma criada inteiramente para a era Gemini: “Por meio da nossa parceria com a Samsung, a Android XR abrirá caminhos totalmente novos para explorar, conectar e criar, como uma plataforma aberta e unificada para a próxima evolução da computação”.
Em nome da Qualcomm Technologies, Alex Katouzian, gerente-geral do grupo Mobile, Compute & XR da empresa, acrescentou: “O Galaxy XR incorpora nossa visão de futuro, em que a sinergia entre IA e XR transforma as possibilidades da computação pessoal. O modelo ajudará a viabilizar novos casos de uso em diversos setores e abrirá caminho para experiências empolgantes em múltiplos dispositivos, graças ao nosso trabalho conjunto com a Samsung e o Google”.
De acordo com a Samsung, com o Gemini integrado ao sistema, o Galaxy XR responde a comandos e atua como um novo tipo de assistente de IA, capaz de ajudar as pessoas a gerenciar suas tarefas e oferecer interações naturais e intuitivas por meio de voz, visão e gestos. “O Galaxy XR compreende o ambiente ao redor do usuário, vendo o que ele vê e ouvindo o que ouve. Isso permite que responda de maneira conversacional, com interações que soam naturais e humanas, oferecendo novas formas de interagir com a tecnologia no dia a dia”, disse a empresa.
O material de divulgação da Samsung explica que o Galaxy XR coloca enormes telas virtuais no espaço para experiências cinematográficas em qualquer lugar e abre dimensões inteiramente novas de descobertas, por meio de uma ampla variedade de experiências otimizadas para XR, como Google Maps, YouTube, Circule para Pesquisar no Google e Google Fotos. No Google Maps, por exemplo, o usuário pode usar o Gemini como um guia de navegação, receber sugestões personalizadas de lugares próximos e explorar o mundo em mapas 3D imersivos.
Também é possível pedir ao Gemini para encontrar um conteúdo no YouTube e obter informações adicionais sobre os vídeos. No modo Visão do Ambiente as pessoas podem ver o mundo físico ao seu redor e desenhar um círculo com a mão para pesquisar instantaneamente informações sobre qualquer coisa à frente. Além disso, o Galaxy XR permite converter vídeos e fotos em 3D, um recurso realmente inovador.
#3D#Android XR#dispositivos móveis#Galaxy XR#Gemini#headset#óculos de IA

Jogo disputado em Pequim valeu como prévia do próximo campeonato mundial de humanoides que deverá ocorrer em agosto
03/07/2025
Iniciativa das duas empresas é uma reação às restrições impostas pelo governo Trump às exportações para o país asiático
02/06/2025
Novo chipset impulsiona aplicações de inteligência artificial generativa e IA agêntica localmente e investe na autonomia de bateria
11/04/2025