AiotAiot


Samsung começa a usar IA na fabricação de telas OLED

Empresa afirma que novo método reduzirá drasticamente o tempo de fabricação desse item, presente em inúmeros produtos

11/06/2021

Samsung começa a usar IA na fabricação de telas OLED
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Em inglês, OLED são as iniciais de organic light-emitting diode, ou diodo orgânico emissor de luz, ou simplesmente LED orgânico. Para quem não é especialista, o importante é saber que OLED designa a tecnologia mais avançada de fabricação de telas para celulares, TVs, computadores e videogames, porque permite que os produtos fiquem mais finos, mais leves, com cores mais naturais, maior ângulo de visão, mais brilho e contraste e menor consumo de energia. Ou seja, trata-se de um item que está presente em vários momentos da nossa vida, inevitavelmente.

Um dos maiores fabricantes mundiais de telas OLED é a sul-coreana Samsung, por meio da Samsung Display, que acaba de anunciar a incorporação de inteligência artificial e aprendizado de máquina em seu processo de desenvolvimento e produção, para torná-lo ainda mais eficiente. De acordo com a empresa a área mais representativa em que a tecnologia de IA pode ser introduzida é no design e na fabricação de OLED.

“Até agora, os engenheiros projetavam materiais de backplane alterando as próprias estruturas moleculares para encontrar as características desejadas”, explicou a Samsung Display, em um comunicado. “Recentemente, quando os engenheiros definiram os valores característicos desejados, a inteligência artificial passou a simular um grande número de casos e projetos para se adequar à resposta. A IA projeta estruturas de materiais considerando o número de casos e os verifica um a um por meio de experimentos diretos. Leva apenas 30 segundos para projetar 100 estruturas moleculares de materiais orgânicos e derivar valores característicos por meio de IA”, acrescentou a empresa.

“No futuro, a tecnologia de IA se tornará a mais importante na indústria de displays”, disse Kim Yong-jo, chefe da equipe que atua no projeto, durante palestra na Display Week 2021, em maio. “À medida que os processos de desenvolvimento de telas se tornam mais avançados, a tecnologia de IA será expandida para a otimização de sistemas que conectam projetos de unidades como materiais, dispositivos e circuitos, bem como para as áreas de desenvolvimento”, afirmou.

Engenheiro da Samsung analisa detalhes do design de OLED com IA/Divulgação Samsung Display

TAGS

#aprendizado de máquina#inteligência artificial#LED organico#telas OLED

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas