Escassez de energia atingirá 40% dos data centers de IA até 2027
Segundo o Gartner, o rápido crescimento no consumo energético por conta da IA generativa excederá a capacidade das concessionárias de energia e gerará aumento nos custos
18/11/202422/02/2024
Por redação AIoT Brasil
A startup finlandesa ZenRobotics está elevando a um novo patamar as tarefas de manuseio e separação de resíduos e acaba de anunciar sua quarta geração de robôs que, com recursos de inteligência artificial, automatiza o processo e é capaz de identificar até 500 tipos de lixo.
De acordo com a empresa, que é uma marca do grupo norte-americano Terex, o modelo multifuncional Heavy Picker 4.0 foi desenvolvido para a triagem de materiais volumosos, enquanto o Fast Picker 4.0 é um robô de alta velocidade para materiais leves.
Entre outras funcionalidades, os novos recursos dos robôs mais recentes otimizam e melhoram entre 60% e 100% a eficiência das operações de separação de lixo, na comparação com os modelos anteriores da empresa. O Heavy Picker pode classificar detritos de construção e demolição e ganhou um sistema compacto de reconhecimento individual chamado ZenBrain, que melhora a precisão da coleta, além de se beneficiar de tecnologia de IA com uma base de dados de reconhecimento global.
O Fast Picker, por sua vez, combina software de IA com coleta de alta velocidade e permite a realização de até 80 operações por minuto, com taxas mais altas de pureza, precisão e recuperação. Assim como o Heavy Picker, o modelo é capaz de reconhecer cerca de 500 categorias de material.
Jarmo Ruohonen, gerente-geral da ZenRobotics, disse que os lançamentos confirmam o compromisso da startup de automatizar os processos de gestão de resíduos e transformar em “coisa do passado” a classificação manual desatualizada e insegura: “A geração 4.0 representa a nossa mais avançada iteração de robôs de triagem de resíduos com melhorias que vão revolucionar a tecnologia do setor, bem mais do que apenas uma atualização para operações de gerenciamento. Os novos robôs são aperfeiçoados em termos de eficiência”, afirmou.
A ideia básica dos robôs de triagem é que sejam instalados em unidades conhecidas como células, ao longo de esteiras transportadoras de resíduos em usinas, fábricas ou outros locais. À medida que passam objetos de madeira, plástico, metal, vidro ou outros resíduos, o sistema de reconhecimento em IA do robô identifica cada tipo de material e uma garra o leva à lixeira apropriada.
Anteriormente, havia um sistema de reconhecimento de objeto único que fazia a identificação de materiais para todas as células ao longo de uma linha de classificação. Na série ZenRobotics 4.0, segundo a empresa, cada célula tem sua própria configuração compacta de IA, uma mudança que aumenta a precisão e a eficiência da operação.
#gestão de resíduos#inteligência artificial#resíduos#robôs#separação de lixo#separação manual de lixo
Segundo o Gartner, o rápido crescimento no consumo energético por conta da IA generativa excederá a capacidade das concessionárias de energia e gerará aumento nos custos
18/11/2024Projeto desenvolvido no Reino Unido em parceria com a Microsoft permitirá que os visitantes “conversem” com as plantas
30/10/2024Cientistas da Universidade de Bath treinaram um software que detecta com precisão os detritos que bloqueiam os bueiros
21/10/2024