AiotAiot


RJ e Campinas terão soluções de IA do Google

As duas cidades vão utilizar aplicações do projeto Green Light para melhorar o trânsito e monitorar a emissão de gases poluentes

29/11/2023

RJ e Campinas terão soluções de IA do Google
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

De acordo com um estudo encomendado pelo Google ao Boston Consulting Group (BCG) e divulgado na semana passada, a inteligência artificial pode ajudar a mitigar de 5% a 10% das emissões globais de gases do efeito de estufa até 2030 — o equivalente ao total de emissões anuais da União Europeia.

Com base no potencial dessa tecnologia no combate à crise climática, o Google Research criou o projeto Green Light, que utiliza IA para fazer recomendações de melhoria no fluxo do trânsito e reduzir as emissões de CO2 e será implantado brevemente em duas cidades brasileiras. O anúncio foi feito durante o evento “Sustentabilidade com o Google – Cidades”, realizado no dia 22 em São Paulo, e a ideia é usar recursos de IA para otimizar os semáforos e coordenar os cruzamentos adjacentes, a fim de criar “ondas verdes” que reduzem os congestionamentos e a poluição do ar.

A cidade do Rio de Janeiro será a primeira a participar da iniciativa na América Latina, em uma parceria com a CET-Rio, seguindo-se Campinas, em 2024. Segundo o Google, nos países que já contam com o Green Light, os resultados são promissores. “Números iniciais indicam que há um potencial de reduzir as paradas dos veículos em 30% e as emissões nos cruzamentos em mais de 10%. Isso pode ajudar a economizar combustível e reduzir as emissões em até 30 milhões de viagens de carro por mês”, afirmou a empresa em comunicado.

Também foi anunciada uma parceria do Google com o Centro de Operações do Rio de Janeiro (COR-Rio), para identificar e medir as fontes de emissões de gases poluentes na cidade. O COR-Rio passará a usar dados do Environmental Insights Explorer (EIE), uma ferramenta gratuita que combina IA e imagens aéreas para fazer análises e identificar oportunidades de redução de gases de efeito estufa.

Presente em mais de 40 mil cidades, o EIE fornece dados relacionados às emissões provenientes do aquecimento global, ao abastecimento de energia em edifícios e ao deslocamento de veículos. A plataforma mostra oportunidades para a redução das emissões e a implantação de fontes de energia renováveis, entre outras iniciativas.

Ivan Patriota, líder de parcerias para o Google Maps na América Latina, disse que a combinação de informações de qualidade com o poder da IA pode transformar a forma como se tomam decisões em sustentabilidade: “Com o EIE, queremos ajudar cidades como o Rio de Janeiro a elaborar planos climáticos e estratégias baseadas em insights sobre como ocorrem as emissões de CO2”.

TAGS

#crise climática#emissão de gases poluentes#gases do efeito de estufa#google#Green Light#inteligência artificial#sustentabilidade

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas