AiotAiot


Ritmo de trabalho está além do que humanos podem acompanhar

É o que aponta um estudo divulgado pela Microsoft, que mostra como a IA mudará a maneira como trabalhamos

11/05/2023

Ritmo de trabalho está além do que humanos podem acompanhar
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Você está trabalhando demais? Não consegue acompanhar o ritmo de trabalho imposto por sua empresa nos últimos anos?  Segundo os novos dados e insights do relatório Work Trend Index 2023: “A IA vai resolver o trabalho?”, divulgado pela Microsoft, sua percepção faz muito sentido.

Os dados mostram que o ritmo de trabalho foi acelerado em uma velocidade maior do que os humanos conseguem acompanhar, e isso está impactando a inovação. Mas tem solução. Segundo a Microsoft, “a IA de última geração irá diminuir o volume de trabalho e aquelas organizações que se moverem para adotar essa tecnologia primeiro poderão romper com os padrões, aumentar a criatividade e melhorar a produtividade para todos”.

“Esta nova geração de IA removerá o trabalho pesado e liberará a criatividade”, disse Satya Nadella, presidente e CEO da Microsoft. “Há uma enorme oportunidade para ferramentas alimentadas por IA para ajudar a aliviar o déficit digital, desenvolver habilidades em IA e capacitar os colaboradores”, avalia o executivo.

Segundo a empresa, o relatório compartilha três insights importantes para os líderes de negócios que procuram entender e adotar a IA de forma responsável para sua organização:

  • O déficit digital está comprometendo nossa inovação: todos nós carregamos uma dívida digital: o volume de dados, e-mails e chats superou nossa capacidade de processamento. Nesse cenário, há uma oportunidade de tornar nossas comunicações existentes mais produtivas, pois cada minuto gasto gerenciando essa dívida digital é um minuto de trabalho criativo desperdiçado.Mais de 60% dos colaboradores ouvidos globalmente, 62% na América Latina e 62% no Brasil, não têm tempo ou energia suficientes para fazer seu trabalho e os funcionários, a nível global, são 3,5 vezes mais propensos a dizer que possuem dificuldades para inovar ou pensar estrategicamente. Na América Latina, o número é de 3,7 vezes e, no Brasil, esse número cresce para 4 vezes. Do tempo usado no Microsoft 365, as pessoas gastam, em média, 57% se comunicando e apenas 43% criando.
  • Existe uma nova aliança entre a IA e os colaboradores: para os trabalhadores , a ideia de aliviar o volume de trabalho supera a preocupação em perder seu emprego. Já os líderes pretendem capacitar seus funcionários para que usem a IA, não susbtituí-los . 49% das pessoas ouvidas globalmente e na América Latina e 48% dos brasileiros dizem estar preocupadas que seus empregos sejam substituídos pela IA.Entretanto,70% dos entrevistados globais, 67% na América Latina e 74% no Brasil deixariam a IA fazer o máximo de trabalho possível para diminuir suas cargas de trabalho. Na verdade, os líderes globais têm uma probabilidade 2x maior de afirmar que a inteligência artificial seria benéfica em seus locais de trabalho ao aumentar a produtividade do que em verem a IA como algo que irá reduzir o número de funcionários.Na América Latina, a tendência dos líderes a enxergarem os benefícios da IA sobe para 2,8. Já no Brasil, os líderes são 3,4 vezes mais propensos a afirmar que a IA traria valor ao seu trabalho em vez de reduzir oquadro da empresa.
  • Todo colaborador precisa saber usar a IA: todos os funcionários, não apenas especialistas em IA, precisam adquirir novas habilidades, como a engenharia de prompt (saber descrever a tarefa que a IA deve realizar) no dia a dia. 82% dos líderes globais, 86% na América Latina e 89% dos líderes brasileiros antecipam que os funcionários precisarão de novas habilidades na era da IA e, em março de 2023, os empregos no LinkedIn nos EUA que mencionavam GPT aumentaram 79% no ano. Esse novo conjunto de habilidades, sob demanda e focado em IA, terá efeitos em todos os sentidos, desde a hora de criar um currículo até em novos anúncios de vagas de emprego.”O ritmo e o volume de trabalho aumentaram exponencialmente e estão superando a capacidade dos humanos de acompanhar”, disse Jared Spataro, vice-presidente corporativo para Trabalho Moderno e Business Aplications. “Em um mundo em que a criatividade é a nova produtividade, nossa dívida digital é mais do que um inconveniente – é uma ameaça à inovação. A IA de última geração diminuirá o peso do nosso trabalho e nos dará mais tempo para nos concentrarmos nas tarefas que importam”, avalia.

TAGS

#DALL-E#emprego#IA#inteligencia artificial IA#microsoft#Microsoft 365 Copilot#Microsoft Whiteboard#open AI#trabalho

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas