AiotAiot


Relatório da 5G Americas destaca dispositivos IoT sem baterias

Novo relatório da 5G Americas descreve a trajetória dinâmica de dispositivos 5G, desde os smartphones até os primeiros dispositivos IoT ambientais

10/11/2023

Relatório da 5G Americas destaca dispositivos IoT sem baterias
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

A 5G Americas publicou o relatório ‘A Evolução de Dispositivos para a Adoção de 5G’, no qual analisa a evolução de dispositivos 5G e como as tecnologias 5G foram otimizadas e adaptadas para vários casos de uso. O estudo mostra que os dispositivos 5G, desde smartphones até dispositivos IoT especializados e novos dispositivos IoT ambientais que não usam baterias, estão evoluindo rapidamente para atender vários casos de uso.

Chris Pearson, Presidente da 5G Americas, comentou: “A evolução dos dispositivos 5G levou a uma mudança dinâmica em conectividade, e à transformação de indústrias e ao empoderamento de indivíduos. Esse relatório da 5G Americas apresenta a diversidade de dispositivos 5G que teremos no futuro, desde o potencial do smartphone até a promessa de IoT Ambiente.”

Os principais temas abordados pelo relatório da 5G Americas incluem:
Características dos dispositivos: os recursos que os dispositivos apresentam são fundamentais para a reformulação das comunicações globais pela 5G. Características como mobilidade, largura de banda, tamanho, acessibilidade, custo, segurança, cobertura, a duração da bateria e tecnologia de acesso via rádio influenciam o design e funcionalidade de dispositivos 5G e suas várias aplicações.

Cenário para dispositivos: O ecossistema de dispositivos está crescendo rapidamente além do tradicional smartphone para incluir óculos de RA, dispositivos controlados por voz e tecnologias IoT especializadas. Essas novidades estão transformando indústrias, aprimorando as comunicações e viabilizando o monitoramento remoto de saúde.

Dispositivos de capacidade reduzida: a tecnologia 5G de Novo Rádio inicialmente focou em aplicações avançadas de Banda Larga Móvel (enhanced Mobile Broadband – eMBB). Posteriormente, em seu Release 17, a 3GPP introduziu as especificações de Capacidade Reduzida (Reduced Capacity – RedCap) para atender casos de uso que precisam de dispositivos de menor custo, com taxas reduzidas de transmissão e mais eficiência energética. Esses dispositivos oferecem uma solução que consegue equilibrar a taxa de transmissão de dados, latência e duração de bateria.

IoT Ambiente: dispositivos de IoT Ambiente se alimentam da energia ambiental e dispensam baterias. Esses dispositivos geralmente são menores, de custo reduzido e têm um consumo de energia ultrabaixo. Esses dispositivos são úteis em vários setores, como gestão de estoques e sensoriamento ambiental.

Brian Daly, VP da AT&T e um dos líderes do grupo que escreveu o relatório, afirma que “o relatório analisou uma grande variedade de dispositivos 5G atuais e futuros, desde smartphones até as inovações que vieram com o RedCap e os dispositivos IoT ambientais, que operam sem baterias.  Em geral, o cenário atual para dispositivos 5G está evoluindo e apresenta grandes oportunidades em inteligência artificial, XR e outras áreas”.

 

TAGS

#5G#5G Americas#Capacidade Reduzida#IoT#relatório

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas