Profissionais que usam IA são mais felizes no trabalho
Estudo da HP identifica baixo nível de satisfação, mas a tecnologia e experiências personalizadas são pontos positivos
02/10/202413/09/2024
Por redação AIoT Brasil
Diferentemente do que se costuma afirmar, a implantação de ferramentas de inteligência artificial não pode ser apontada como causa de perdas massivas de empregos. Quem diz isso é a empresa britânica de software de IA Automated Analytics, que na segunda-feira, dia 9, lançou em um evento em Londres o relatório “Desbloqueando dados, desbloqueando pessoas: aproveitando o poder da IA para transformar seus negócios”.
De acordo com o documento, nenhum dos 5 mil clientes da Automated Analytics no Reino Unido e nos Estados Unidos relatou demissões de funcionários como resultado da utilização de IA. Na realidade, ocorreria o contrário: segundo a empresa, a IA pode, efetivamente, ser um catalisador do crescimento das organizações e da economia.
O relatório recomenda, por exemplo, que o Reino Unido deixe de lado a abordagem cautelosa da IA adotada atualmente, concentrada na regulamentação, a fim de não ficar para trás em relação às nações que adotam amplamente a tecnologia. A Automated Analytics disse ainda que, embora sejam raras as demissões atribuídas à IA, a maioria das figuras importantes do mundo dos negócios continua a acreditar que os empregos estão em risco.
“A IA não visa substituir empregos; visa aumentar a produtividade e criar novas oportunidades”, afirmou Mark Taylor, CEO da Automated Analytics. “Nosso white paper fornece exemplos concretos de como a IA pode impulsionar o crescimento, a eficiência e a competitividade. O Reino Unido não pode se dar ao luxo de ficar para trás nessa área crítica, enquanto os Estados Unidos avançam rapidamente”, acrescentou.
Taylor disse ainda que o medo da eliminação de empregos está gerando negatividade em relação à IA e é uma grande barreira para os negócios: “Eu definitivamente vejo uma grande diferença nas atitudes dos Estados Unidos e do Reino Unido, com os primeiros adotando a mentalidade de estar dispostos a ‘tentar e falhar’, enquanto no nosso país tendemos a ser muito mais cautelosos e avessos ao risco”.
Para mostrar o impacto positivo da IA nos negócios, a Automated Analytics destacou alguns estudos de caso, como o da British Gas, que utilizou uma tecnologia que ajudou a reduzir pela metade o número de chamadas de serviço, ao melhorar a compreensão das jornadas do cliente e fornecer 100% de visibilidade às operações de franquia. Outro exemplo citado foi o da Pizza Hut, nos Estados Unidos, que aplicou IA para reduzir os custos de recrutamento em US$ 1 milhão e aumentar as contratações em 42%.
Estudo da HP identifica baixo nível de satisfação, mas a tecnologia e experiências personalizadas são pontos positivos
02/10/2024Embora abertas a todos, o foco das bolsas é apoiar mulheres e comunidades marginalizadas, promovendo a inclusão no mercado de tecnologia
30/09/2024Dados também apontam que os profissionais do setor gastam quase 40% do tempo em tarefas burocráticas e repetitivas
30/09/2024