Futurecom 2024 começa hoje em SP: o que esperar do evento
Congresso de inovação e tecnologia tem como tema central a conectividade e as novas relações entre pessoas e máquinas
08/10/202402/02/2024
Por redação AIoT Brasil
Em 2024, a dependência mundial de APIs continuará a crescer rapidamente, numa tendência impulsionada por aplicações em evolução e um número crescente de consumidores. Essa foi uma das principais conclusões de um estudo feito pela Sensedia para avaliar o que está mudando na engenharia de plataformas e a extensão do impacto das tecnologias de inteligência artificial.
O relatório se concentra no avanço do uso de API, sigla de Application Programming Interface, o mecanismo que permite que dois componentes de software se comuniquem por meio de um conjunto de definições e protocolos e uma arquitetura baseada na relação entre cliente e servidor.
Segundo Paolo Malinverno, diretor de estratégia e inovação da Sensedia, “hoje, o mundo roda sobre APIs”. Ele disse que todas as tecnologias com as quais as pessoas e as empresas interagem diariamente são baseadas nessa interface: “O grau crescente de mudança no cenário dos negócios exige aplicações capazes de nos auxiliar a realizar mais tarefas, de maneira mais eficiente e eficaz, e essas aplicações dependem de APIs”, explicou.
Malinverno também afirmou que a IA generativa está transformando o mundo e, a partir deste ano, a experiência do usuário na maioria das aplicações será afetada e provavelmente exigirá uma reformulação radical. Além disso, à medida que a economia de APIs continua a amadurecer, a engenharia de plataforma se torna uma das mais importantes tendências tecnológicas estratégicas para 2024.
“As empresas estão percebendo o verdadeiro valor das plataformas para interações internas (especialmente para empresas maiores) e externas (especialmente para interações B2B ou B2C em setores específicos, como retail)”, destacou o estudo.
“A API management está em todos os lugares. Apesar das vantagens evidentes de rodar gateways de um único provedor, empresas de médio a grande porte que utilizam múltiplos gateways de diversos fornecedores se tornarão cada vez mais comuns. A administração desses gateways e a capacidade de impor políticas (ou seja, governar) minimizando a duplicação de trabalho e esforço serão fatores decisivos na evolução da sua estratégia de API”, acrescentou.
Em relação ao mercado de trabalho, o executivo disse que os profissionais mais qualificados em tecnologias de IA serão cada vez mais valorizados: “As competências em IA são muito procuradas, especialmente para empresas orientadas para o futuro, que buscam novas formas de interação com os seus clientes ou um melhor customer service. Esses candidatos certamente encontrarão vagas no mercado de tecnologia de forma mais fácil”.
#APIs#engenharia de plataformas#inteligência artificial#tendências
Congresso de inovação e tecnologia tem como tema central a conectividade e as novas relações entre pessoas e máquinas
08/10/2024Pesquisa do Gartner indica que a maioria dos recursos deverá ser aplicada em IA, IA generativa e segurança cibernética
01/10/2024Conferência de dois dias dedicada a desenvolvedores apresentará as novidades da empresa e poderá ser assistida online
25/09/2024