Qualcomm anuncia novos robôs e produtos com realidade virtual e 5G
Digital Transformation Summit Brazil 2023 abordou as tecnologias que serão tendência e as que já estão impactando os negócios e a inovação nacional, como IA, IoT e cidades inteligentes, entre outras
22/08/2023
Tamanho fonte
Por redação AIoT Brasil
A Qualcomm realizou na semana passada o Digital Transformation Summit Brazil 2023. Com a presença de representantes governamentais, instituições e grandes empresas, o evento debateu as principais tecnologias que serão tendência e as que já estão impactando os negócios e a inovação nacional, em temas como inteligência artificial, internet das coisas, cidades inteligentes, monetização do 5G, redes privativas, além de outros temas.
Entre os destaques dos painéis e keynotes, a presença de representantes do Ministério das Comunicações, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), Petrobras, Itaipu e empresas como TIM, Claro, Vivo, Brisanet, Microsoft, Intelbras e mais.
Destaque também para a presença de lideranças internacionais da Qualcomm, como Jeff Torrance, Senior Vice President & General Manager, Connected Smart Systems Qualcomm Technologies, Inc; Luiz Tonisi, Vice President, Qualcomm Serviços de Telecomunicações e President Qualcomm Latin America,
“A transformação digital é a força impulsionadora do desenvolvimento de diversos setores, promovendo benefícios para a economia e toda a sociedade. É uma oportunidade única para disseminarmos informação, além de apresentarmos e debatermos as tecnologias mais importantes”, diz Tonisi.
O evento foi marcado por uma série de anúncios de empresas e instituições, utilizando as tecnologias da Qualcomm.A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), por exemplo, está trazendo para o Brasil o robô Spot, que possui modem 5G da Qualcomm.
O robô possui percepção de 360° e inteligência atlética, para automatizar inspeções, captura de dados e exploração, inclusive em áreas de risco. O robô passará por uma etapa de testes em uma planta-piloto do Centro de Pesquisas Desenvolvimento e Inovação da Petrobras, o Cenpes. Os testes são para inspeção de ambientes industriais e, eventualmente, manipulação de equipamentos com braço robótico.
A Qualcomm também anunciouum acordo de colaboração com a DRS Group – um dos principais grupos de serviços e logística especializada para a indústria farmacêutica e área da saúde no Brasil – para uso da plataforma Qualcomm Aware e serviços de localização e monitoramento das condições de transporte de medicamentos de alta complexidade e produtos biológicos, como a primeira empresa a testar e validar a solução na América Latina. A primeira fase de testes e validação está em andamento, visando adoção e integração da plataforma em suas operações até final deste ano.
Na área de Extended Reality (XR), a Lenovo apresentou ao mercado brasileiro o ThinkReality VRX, que conta com a plataforma Snapdragon XR2+ Gen1 da Qualcomm. Segundo a empresa, trata-se de um headset leve, imersivo e que permite movimentos em 6 eixos (6DoF). Voltado para empresas, ele tem formato compacto, que incorpora recursos de realidade virtual para treinamentos imersivos, colaboração e design 3D. A expectava é que ele seja usado nas áreas de varejo, vendas, treinamento de segurança, engenharia civil e mecânica, além de vários tipos de simulação.
Outra novidade em XR são os óculos de realidade virtual Beenoculus Pancake 1C, com lançamento e pré-venda pela Beenoculus no Brasil, a partir de 15 de agosto. Entre os destaques do device estão seu design e ergonomia. Com apenas 196 gramas. O equipamento utiliza a plataforma Snapdragon XR2 da Qualcomm. Ele já foi utilizado em demonstrações do projeto “Snapdragon Copilot”, no autódromo de Interlagos em São Paulo. Na iniciativa, torcedores puderam acompanhar a Stock Car como se estivessem sentados ao lado do piloto, graças a uma câmera 360º instalada no carro e o uso do Pancake. Saiba mais sobre esse anúncio aqui.
A tecnologia Qualcomm também está presente em uma das principais novidades do setor de 5G: a Claro lançou recentemente os primeiros planos móveis de internet utilizando a rede móvel 5G como acesso sem fio (Fixed Wireless Access – FWA) do país, oferecendo planos com franquias de dados de 200GB e 400GB, que pode ser utilizado também em aplicações residenciais.
O novo modem Claro 5G+ com Wi-Fi 6 e Mesh é fornecido pela Intelbras que utiliza a plataforma Qualcomm 5G Fixed Wireless Access Gen 2 alimentada pelo Snapdragon® X62 5G Modem-RF System e a plataforma Qualcomm Immersive Home 214, para capturar o sinal 5G e oferece conexão sem fio para todos os dispositivos dentro da casa do cliente.
Na área de transportes, a Qualcomm e a Maxtrack anunciaram recentemente uma colaboração para criação de um laboratório dedicado ao desenvolvimento de tecnologias para transporte de passageiros. Frotas de ônibus do município de São Paulo serão as primeiras contempladas com os resultados do projeto, que visa prover soluções para o monitoramento de transportes para o Brasil e América Latina, utilizando tecnologias de inteligência artificial e conectividade 5G.
Baseada no novo Qualcomm QCM/QCS6490, a solução oferece uma arquitetura com acelerador de IA, desempenho de computação e foi desenvolvida especificamente para aplicações industriais e comerciais de IoT. A colaboração entre as empresas agora se estende com a integração da plataforma Qualcomm Aware e a solução Maxtrack de serviços de monitoramento de frotas. A primeira fase de testes e validação está em desenvolvimento, visando a disponibilidade comercial até o final de 2023.
A Qualcomm anunciou também o primeiro mini PC para o mercado brasileiro baseado no processador Snapdragon 7c+ geração 3, com conexão 5G embarcad. O produto busca oferecer excelente eficiência de energia e é recomendado para ambientes corporativos, digital signage e IoT, com formato ultracompacto. Segundo informações do OEM participante do projeto, desenvolvido no Brasil, ele está pronto e há abertura para um acordo de white label para comercialização e fabricação local.