AiotAiot


Pure Storage aponta tendências tecnológicas para 2023

Empresa listou suas previsões para o mercado para o próximo ano, com destaque para temas como inteligência artificial na área da saúde, automação e gestão de riscos

08/12/2022

Pure Storage aponta tendências tecnológicas para 2023
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Tradicional empresa da área de armazenamento de dados , a Pure Storage acaba de divulgar suas previsões para a área de tecnologia no próximo ano, com destaque para a preocupação com a constante criticidade da cadeia de suprimentos, além de explorar outras tendências crescentes, como conteinerização, consumo flexível, gestão de riscos e o desafio relacionado aos talentos de TI. Abaixo, os principais pontos.

Explosão da  IA na saúde
O ano de 2023 será uma verdadeira explosão na implementação de IA no setor da saúde. Isso porque tecnologias emergentes como robótica em cirurgia, nanotecnologia e interfaces cérebro-computador se tornarão mais disponíveis graças à capacidade de capturar dados com mais facilidade e agir com base na inferência dos dados.

Ampliação de habilidades e automação
Existem dificuldades em encontrar especialistas em Kubernetes, análise de dados e machine learning, pois essas são algumas das habilidades mais procuradas em TI no momento. No entanto, os líderes buscam por pessoas com uma variedade de habilidades. Desta forma, as empresas precisarão contratar mais generalistas e menos especialistas, mesmo em funções críticas, e treiná-los em áreas nas quais esses profissionais precisam se desenvolver. Isso trará muito mais eficiência para a comunidade de TI no longo prazo, pois os especialistas tendem a se tornar um gargalo se forem os únicos capazes de resolver problemas específicos.

A cultura das empresas também será um fator crítico para a captação e retenção de talentos em 2023. Os profissionais dessa geração precisam se identificar com a empresa e encontrar propósito no que estão fazendo e no impacto do trabalho que realizam, para que sintam que realmente estão contribuindo com algo significativo.

Decisões tecnológicas com base na Sustentabilidade
Com o enorme impacto dos custos de energia nos resultados das empresas, as tecnologias sustentáveis estarão na agenda de todos os decisores.
Segundo James Petter, vice-presidente da Pure Storage, com os data centers consumindo até 2% de toda a eletricidade do planeta, surgiu um aumento do interesse global por uso de energia renovável, e isso fará com que as empresas sejam mais criteriosas ao buscar por sistemas que promovam a redução do consumo e custos com energia.

Supply chain permanecerá crítica
Os últimos dois anos ensinaram que é fundamental apostar em fornecedores que possuam uma cadeia de suprimentos robusta, ou sofrer as consequências esperando meses ou até anos por bens de consumo. Segundo James Petter, as empresas que realizarem essas entregas em tempo hábil terão uma enorme vantagem no mercado.

Gestão de riscos
A gestão de riscos sempre fez parte das discussões entre CFOs e equipes regulatórias, mas no clima econômico de 2023, todos os líderes de todas as empresas terão isso em mente. Haverá uma avaliação profunda da economia dentro das empresas e de suas tecnologias e estruturas financeiras.

Mais segurança no setor público
Com o aumento dos ataques de estado-nação, 2023 será um ano crucial para reforçar as defesas cibernéticas e haverá um foco maior na resiliência cibernética. Isso requer proteção, segurança e governança de dados aprimoradas, incluindo continuidade operacional e maior velocidade de resposta.

Os contêineres e nuvem neutra
A conteinerização continua crescendo rapidamente, com até 90% das aplicações nativas da nuvem sendo desenvolvidas em contêineres. As empresas dependerão de aplicações de contêiner, que permitem a portabilidade dessas apps em infraestrutura de nuvem privada, pública e híbrida, independentemente dos provedores. Também haverá um esforço para consolidar o gerenciamento de aplicações no Kubernetes com toda a flexibilidade, velocidade, economia e segurança necessárias para garantir o sucesso em um ambiente neutro em nuvem.

TAGS

#conteinerização#IA#kubernetes#Machine Learning#robótica em cirurgia

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas