Nova plataforma ensina inglês por meio de IA, músicas e desafios
Recém-chegada ao Brasil, a Singit mantém parceria com grandes gravadoras e aplica recursos de IA e interatividade
24/03/202531/01/2024
Por redação AIoT Brasil
A PUC-Campinas anunciou a inauguração em 19 de fevereiro do Programa AIoT Lab Brasil, em parceria com a JumpCorp, destinado a capacitar profissionais para a criação de tecnologias nas áreas de internet das coisas e inteligência artificial. As soluções desenvolvidas deverão ser aplicadas pelas empresas que mantêm acordo com a universidade, mantida pelo governo do estado de São Paulo, por meio de projetos de pesquisa e inovação.
O programa integra o Mescla, uma iniciativa da PUC-Campinas que tem o objetivo de estimular atividades de inovação e empreendedorismo e oferece atualmente um espaço de coworking e um laboratório de fabricação digital. Na primeira fase, o AIoT Lab Brasil terá a participação das empresas Nokia, Qualcomm, American Tower, Constanta, Everynet, Khomp, Semtech e TIP Telecom, além da AWS Academy, da Amazon, e da Associação Brasileira de Internet das Coisas (Abinc), que apoiam projetos de IoT e IA na universidade.
De acordo com Germano Rigacci Júnior, reitor da PUC-Campinas, o programa consolida um modelo de governança de tríplice hélice, reunindo a academia, empresas e órgãos públicos, para que o laboratório se consolide como referência na produção de tecnologias e conhecimento. “O AIoT Lab Brasil será um espaço para a imersão dos nossos estudantes em projetos específicos e para o nosso corpo docente e pesquisadores”, afirmou em entrevista publicada no portal da universidade.
Diane Teo de Moraes, gerente do Mescla, disse que o laboratório deverá atuar como uma rede bastante ativa, compartilhando informações sobre o mercado e seus desafios, além de oferecer capacitação com conteúdo técnico e vivência na área, com projetos de pesquisa e desenvolvimento de soluções. “Reunimos grandes players do segmento para integrar ao ambiente de inovação e tecnologia da PUC-Campinas equipamentos e sistemas para testes, aprimorando nossa estrutura de acesso a redes de IoT e IA”, explicou.
A direção do programa caberá ao Mescla, em conjunto com a JumpCorp, e contará com um comitê técnico e um conselho formado por representantes da universidade e das empresas participantes. Haverá também um banco de oportunidades e desafios de inovação para as startups, com o apoio do Mescla, para acelerar novos negócios. No início, o programa será dirigido a estudantes, professores, pesquisadores, startups e empreendedores que fazem parte do ecossistema da PUC-Campinas, além de empresas e fornecedores de tecnologia.
#capacitação#empreendedorismo#inovação#inteligência artificial#internet das coisas#pesquisa
Recém-chegada ao Brasil, a Singit mantém parceria com grandes gravadoras e aplica recursos de IA e interatividade
24/03/2025Bootcamp oferece 34 cursos, com 90 horas de aprendizado, mentoria e projetos práticos; trilha abordará desde fundamentos de Java até ferramentas avançadas e conceitos de computação em nuvem
14/02/2025Entre os programas lançados pelo Google estão os de marketing digital e introdução ao código de programação
20/12/2024