AiotAiot


Projeto inédito combina blockchain, NFTs e ciclismo

Desenvolvido pela Compass, CryptoBike reúne os recursos de um aplicativo e de um website e serviços de apoio desenvolvidos com tecnologia de nuvem

27/09/2022

Projeto inédito combina blockchain, NFTs e ciclismo
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

A empresa de tecnologia Compass, que faz parte do Grupo UOL, anunciou o lançamento de um projeto que reúne blockchain e NFTs (token não-fungível) para estimular as pessoas a andar mais de bicicleta. Chamado de CryptoBike, o programa se inicia no aplicativo Strava, que o usuário deve baixar para registrar seu desempenho no percurso Tour de Terre, inspirado no Tour de France, a mais famosa competição de ciclismo do mundo.

A partir daí, as distâncias percorridas em bicicleta são captadas pelo CryptoBike, com as velocidades média e máxima, que são usadas para gerar uma imagem com todas as informações de performance. Na sequência, o aplicativo cria um NFT em blockchain, vinculando o token não-fungível à imagem com as estatísticas do usuário. A cada meta atingida é entregue uma imagem específica, a primeira quando se completam 166 km percorridos, seguindo-se as distâncias de 333 km, 998 km e 3.328 km.

Alexis Rockenbach, CEO da Compass, disse que a escolha do nome do desafio proposto – Tour de Terre – foi inspirado na competição francesa, não com o objetivo de impor um trajeto específico, e sim para motivar as pessoas a trocar o carro pela bicicleta e pedalar nos trajetos do dia a dia, para acumular quilometragem, receber os NFTs personalizados e participar de um projeto relacionado à sustentabilidade: “Enquanto no Tour de France os ciclistas pedalam mais de 3 mil km em território majoritariamente francês, representando seus países, no Tour de Terre as pessoas podem pedalar a mesma quilometragem em qualquer lugar e pelo mesmo time: o planeta Terra”.

O CEO da empresa lembrou que a geração de NFTs e as transações em redes blockchain consomem energia, com consequente impacto no meio ambiente, e o projeto seria, então, uma forma de compensação: “A provocação que estamos fazendo é para que as pessoas adotem a bicicleta como meio de transporte e pensem em como cada um pode contribuir para melhorar a sua própria vida e o planeta como um todo”, disse Rockenbach.

Por enquanto o aplicativo Strava está disponível no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa, com expectativa de chegar a outras regiões. Uma demonstração do projeto pode ser vista no vídeo abaixo.

TAGS

#blockchain#ciclismo#Compass#CryptoBike#NFTs#tecnologia de nuvem#Tour de Terre

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas