Sistema de IA ajuda as crianças a aprenderem matemática
Tutor CoPilot foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Stanford com base no GPT-4 da OpenAI
06/11/202427/06/2023
Por redação AIoT Brasil
Levar os fundamentos da inteligência artificial a 30 milhões de estudantes em 30 países: esse é o ambicioso objetivo do programa AI For Youth, que acaba de chegar ao Brasil por meio de uma parceria entre a Intel e o Centro Paula Souza (CPS), uma instituição pública vinculada ao governo do estado de São Paulo, responsável pelas escolas técnicas (Etecs) e faculdades de tecnologia (Fatecs) estaduais. A intenção é qualificar jovens para trabalharem na área de tecnologia da informação, que registra carência de profissionais especializados.
Como primeiro passo, no dia 15 de junho, cerca de 40 professores de Etecs e Fatecs receberam o certificado de conclusão do curso de habilitação do programa, em uma cerimônia realizada na sede da Intel, na capital de São Paulo. Eles passaram por um treinamento no modelo “train-the-trainer”, com o qual se tornam capazes de transmitir a outros educadores os conceitos de IA, uso de ferramentas e criação de soluções.
O treinamento de instrutores aborda 33 módulos, com duração de 20 horas, e os professores poderão aplicar o aprendizado em sala de aula por meio de metodologias ativas em que os alunos são estimulados a resolver desafios reais do mercado de trabalho, por meio da utilização de ferramentas de IA. O público-alvo são jovens de 13 a 19 anos que querem adquirir habilidades em ciência de dados, visão computacional, codificação e entendimento da construção de soluções de IA, para que criem seus próprios projetos.
“A parceria entre a Intel e o CPS trará novas oportunidades de aprimoramento para nossos alunos e professores. É uma honra estar entre os principais parceiros internacionais do Intel AI For Youth, uma iniciativa que permite aos jovens aumentar as possibilidades de inserção e atuação na área de tecnologia”, disse Laura Laganá, diretora-superintendente do Centro Paula Souza.
De acordo com o Centro Paula Souza, o segmento de IA deve crescer cerca de 20% ao ano até 2024, o que deve criar uma demanda acima de 22% por profissionais qualificados até 2029. É com base nesse cenário que a Intel desenvolveu o programa AI For Youth, em 2020: “Assumimos o compromisso de colaborar com governos de 30 países em todo o mundo para capacitar mais de 30 milhões de pessoas com habilidades em IA até 2030”, disse Gisselle Ruiz Lanza, diretora-geral da Intel na América Latina. Até agora o programa já chegou a 27 países.
#ciência de dados#codificação#construção de soluções#educação#escolas públicas#IA nas escolas#Intel#inteligência artificial#tecnologia da informação#visão computacional
Tutor CoPilot foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Stanford com base no GPT-4 da OpenAI
06/11/2024Confira novas profissões que estão surgindo com a inteligência artificial e saiba como se preparar para esse mercado em expansão
05/11/2024Programa faz parte de uma plataforma online e gratuita que se concentra nas áreas de arte, cultura e educação, com 122 cursos
17/10/2024