AiotAiot


Programa Nvidia AI Nation estreia no Brasil

Soluções tecnológicas para futuro sustentável e projetos educacionais estão entre os planos do projeto

22/09/2022

Programa Nvidia AI Nation estreia no Brasil
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

O Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA-UFG), da Universidade Federal de Goiás (UFG), será o primeiro a receber o programa Nvidia AI Nation no Brasil. A colaboração visa trabalhar para enfrentar o crescimento da computação rápida no país, e para aumentar o acesso de processamento de energia na indústria e no meio acadêmico.

O programa ajudará pesquisadores locais de inteligência artificial (IA) e comunidades de desenvolvedores e empreendedores a entender como a computação acelerada por GPU pode ajudar a treinar, implantar e incorporar modelos de IA da nuvem.

A Nvidia afirma que a proposta inclui a identificação de oportunidades para apoiar a ajuda humanitária no Brasil, assistência em desastres e esforços de mudança climática com tecnologia de IA. Segundo o professor Anderson Soares, coordenador científico do CEIA-UFG, a parceria irá contribuir com todo o ecossistema de inovação, seja no setor público, privado ou no terceiro setor, com destaque para startups de base tecnológica.

AI Nation é uma iniciativa global destinada a ajudar líderes mundiais a entender as políticas e planos de IA de seus países. O projeto também visa ajudar a entender o que é computação acelerada e como ela pode ser aplicada em departamentos como o Ministério dos Transportes, Saúde e Ciência.

“A NVIDIA estabelece parcerias com universidades e centros educacionais do mundo todo, e não é diferente no Brasil. Acreditamos que a capacitação profissional é muito importante para o desenvolvimento tecnológico, e isso impacta diretamente, e de forma positiva, a vida de todos”, afirma Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da Nvidia na América Latina.

Ao combinar a plataforma de computação acelerada por GPU da Nvidia com programas que suportam ecossistemas de IA e capacitação, a empresa ajuda governos a implementar estratégias nacionais de IA.

TAGS

#computação#IA#nuvem#Nvidia#UFG

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas