AiotAiot


Primeira pista para caminhões autônomos é inaugurada nos EUA

Via liga Houston e Oklahoma City e foi desenvolvida por meio de uma parceria entre a startup Kodiac Robotics e a Maersk

16/10/2023

Primeira pista para caminhões autônomos é inaugurada nos EUA
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

A startup Kodiak Robotics e a multinacional de logística Maersk, de origem dinamarquesa, inauguraram a primeira pista comercial para caminhões autônomos do mundo, entre Houston e Oklahoma City, nos Estados Unidos. Por essa via, as duas empresas estão transportando bens de consumo de forma autônoma 24 horas por dia, quatro dias por semana, entre uma instalação localizada no Texas e um centro de distribuição em Oklahoma, distantes 715 km.

Os veículos foram desenvolvidos pela Kodiak, fundada há apenas cinco anos, e cada um é equipado com 18 diferentes sensores que fornecem à plataforma uma visão de 360 ​​graus. A cada décimo de segundo, o caminhão avalia o desempenho de mais de 1 mil processos e componentes críticos para a segurança. Ao mesmo tempo, o veículo “aprende” novas habilidades por meio das atualizações do sistema, compartilhadas simultaneamente com toda a frota.

Os testes se iniciaram em novembro de 2022 e, desde agosto, as entregas passaram a ser feitas com regularidade, envolvendo oito cargas por semana, e cada caminhão conta com um motorista de segurança. Conhecida pelas suas grandes operações marítimas, com atuação em mais de 130 países, a Maersk pretende se tornar um fornecedor completo de serviços de logística, e a associação com a Kodiak é mais um passo nesse sentido.

Em um comunicado oficial, Erez Agmoni, chefe global de inovação da Maersk, disse que a parceria representa a vanguarda no transporte de carga: “Os caminhões autônomos desempenharão um papel fundamental na digitalização da cadeia de abastecimento. Esperamos que os veículos de carga autônomos se tornem uma vantagem competitiva para a Maersk à medida que executamos nossa estratégia de fornecer aos clientes uma solução logística sustentável de ponta a ponta por via aérea, terrestre e marítima”, afirmou.

Don Burnette, fundador e CEO da Kodiak, acrescentou: “Desde a nossa fundação, nos concentramos no desenvolvimento de um produto autônomo que seja conveniente para os líderes globais de inovação integrarem em suas redes. Como a primeira empresa de transporte rodoviário autônomo a estabelecer essa nova via comercial, estamos demonstrando a capacidade de nossa equipe de introduzir novas vias e trazer novos benefícios para todo o setor de logística”.

TAGS

#caminhões autônomos#logística#transporte de carga#transporte rodoviário autônomo

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas