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15/04/202530/04/2025
Por redação AIoT Portugal
Os portugueses que em 18 de maio participarão das eleições legislativas antecipadas que vão definir o novo governo do país já contam com uma ferramenta criada para denunciar casos de desinformação e fake news, que vêm causando sérios problemas em todo o mundo. Operado pelo MediaLab, um laboratório vinculado ao Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), o Sistema de Resposta Rápida faz parte da estratégia da Comissão Europeia de proteger os eleitores contra a manipulação política e será aplicado pela primeira vez em Portugal, depois de ter sido usado com sucesso em outros países do continente.
O sistema funciona com o apoio das principais plataformas de mídia social, que se comprometeram a receber as denúncias e agir para investigá-las o mais rapidamente possível. Já asseguraram a adesão ao programa a Microsoft, o YouTube, a Meta (dona do Facebook e do Instagram) e o TikTok. O X (antigo Twitter) não faz parte desse grupo desde que Elon Musk comprou essa rede, em 2022.
Em matéria publicada nesta semana, a rede Euronews informou que os pesquisadores Gustavo Cardoso e José Moreno, do MediaLab, colaboraram com a Comissão Europeia no desenvolvimento do sistema em Portugal. Eles disseram que em todas as eleições a Comissão Europeia recorre ao Código de Conduta Contra a Desinformação, em articulação com o regulamento europeu dos serviços digitais (Digital Services Act -DSA).
De acordo com o Código, durante as eleições as plataformas que participam do acordo ficam obrigadas a instituir um sistema que permita muito rapidamente denunciar ações de desinformação capazes de afetar as eleições. O sistema de resposta rápida para as legislativas em Portugal está ativo desde 21 de abril e será mantido até 25 de maio, uma semana depois das eleições.
Outra boa notícia é a iniciativa do TikTok de lançar o Centro Eleitoral, que oferecerá um espaço dentro do aplicativo em que os usuários portugueses poderão encontrar informação eleitoral confiável. Em comunicado à imprensa, o TikTok disse que “colaborou diretamente com as entidades reguladoras portuguesas responsáveis pela salvaguarda da integridade do processo eleitoral, de forma a apresentar a abordagem da plataforma”.
Para facilitar o acesso ao Centro Eleitoral, o TikTok vai classificar os destaques do conteúdo relacionado às eleições e oferecer informações eleitorais abrangentes por meio de um simples clique. Além disso, os usuários que procurarem conteúdo relacionado às eleições poderão descobrir e interagir facilmente com o Centro no próprio aplicativo.
O TikTok também identificará as contas de meios de comunicação do governo, para atribuir selos de “verificado” às autênticas, e exigirá que os criadores assinalem conteúdo gerado por IA, disponibilizando ferramentas que facilitam esse processo. A rede social também vai impedir a recomendação de conteúdo não verificado, alertando os usuários antes de partilharem esse tipo de informação.
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