BYD e Huawei fazem parceria para equipar veículos autônomos
Montadora de veículos elétricos chinesa vai utilizar um sistema de direção criado pela empresa de tecnologia
20/09/202404/12/2023
Por redação AIoT Brasil
Mal chegou e a Cybertruck já é motivo de polêmica. Como quase tudo o que envolve o nome de Elon Musk, a picape elétrica da Tesla foi finalmente lançada, quatro anos depois de ser apresentada ao mercado como um projeto conceitual, e logo ganhou um enorme espaço na mídia, com críticas e elogios. Alguns dizem que é revolucionária e concordam com a afirmação de Musk de que se trata do “futuro nas estradas”, enquanto para outros é feia e cara demais.
Em relação ao preço, dependendo do modelo, a Tesla Cybertruck deverá custar entre 60 mil e 100 mil dólares (de R$ 294 mil a R$ 490 mil, aproximadamente). Quanto à aparência, o que mais chama atenção é o design prismático e “limpo” de linhas retas e ângulos acentuados que tornam difícil fazer qualquer comparação com outros veículos.
Além disso, os prazos de lançamento são bem elásticos, estendendo-se até 2025 para o modelo básico, apenas com tração traseira. A versão com tração nas quatro rodas e o modelo topo de linha, chamado de Cyberbeast, serão lançados em 2024, segundo a Tesla.
No evento de lançamento, que ocorreu em Austin, no Texas, onde fica a fábrica da Tesla, foram divulgados alguns detalhes técnicos da Cybertruck, como a autonomia em torno de 500 km e os três motores elétricos da versão Cyberbeast, que respondem por uma potência de 857 cv. O modelo com tração integral tem dois motores e 608 cv de potência.
No site da Tesla, a Cybertruck é descrita sem economia de superlativos. A empresa diz, por exemplo, que é um veículo “durável e robusto o suficiente para ir a qualquer lugar” e “construído para qualquer planeta”, talvez numa referência à SpaceX, do mesmo dono.
A Tesla diz ainda que a picape é equipada com uma suspensão pneumática adaptável eletronicamente que oferece 12” de curso e 17” de folga e possui um exoesqueleto de aço inoxidável ultraduro que ajuda a reduzir danos e corrosão no longo prazo. A versão mais potente conseguiria ir de zero a 100 km/h em 2,7 segundos – mais rápida do que um Porsche 911 –, com velocidade máxima de 209 km/h, de acordo com informações da empresa.
A capacidade de carga e de reboque é de, respectivamente, 1.134 kg e 5 mil kg, e a suspensão pneumática permite um ajuste para rebaixar a picape até 10 cm. A Cybertruck tem 5,87 metros de comprimento, 2,20 m de largura e 1,79 m de altura e um coeficiente aerodinâmico de 0,335.
#Cybertruck#Elon Musk#picape elétrica#Tesla#Veículo do futuro#veículo elétrico
Montadora de veículos elétricos chinesa vai utilizar um sistema de direção criado pela empresa de tecnologia
20/09/2024Veículos inteligentes cedidos pela startup Mapzer ajudam as prefeituras a planejar a recuperação de vias obstruídas
10/07/2024Potencial de ameaças envolve desde a extração de dados pessoais do proprietário até a perda de controle do veículo
23/05/2024