Dispositivo auricular com IA monitora os cinco sinais vitais
Plataforma OmniBuds é o resultado de uma parceria entre as empresas de pesquisa Cambridge Future Tech e Nokia Bell Labs
07/11/202422/05/2024
Por redação AIoT Brasil
A empresa holandesa Royal Philips, especializada em tecnologia de saúde, anunciou o lançamento do Tasy EMR AI Virtual Assistant, um assistente virtual com inteligência artificial que automatiza o processo de registros médicos eletrônicos (EMR). A ferramenta foi desenvolvida por meio de uma colaboração estratégica com a Amazon Web Services (AWS) e permite que a entrada de dados clínicos seja completada em tempo bem menor do que o requerido pelos métodos convencionais.
Para dimensionar a importância da solução, a Philips citou uma pesquisa publicada na Applied Clinical Informatics, segundo a qual os médicos gastam mais da metade do seu dia de trabalho em tarefas administrativas, entre as quais a elaboração de documentação de EMR e a revisão de prontuários. Em 2023, a empresa já havia introduzido em sua plataforma EMR um recurso de viva-voz que permitiu aos usuários navegar e recuperar informações por meio de comandos de voz, preparando o cenário para o desenvolvimento do Tasy EMR.
O assistente com IA, segundo a Philips, é parte de um projeto mais amplo em parceria com a AWS que envolve outros avanços na área de saúde. As duas empresas estão trabalhando na implantação de modelos funcionais com o uso do Amazon Bedrock para explorar a documentação ambiental do Philips Tasy EMR, um serviço totalmente gerenciado com uma única Interface de Programação de Aplicação (API), juntamente com um conjunto de recursos necessários para criar aplicativos de IA generativa.
Shiv Gopalkrishnan, líder de negócios de EMR da Philips, disse que o Tasy EMR é uma solução transformadora projetada para melhorar a eficiência e a qualidade da prestação de cuidados de saúde na América Latina: “Ao simplificar as tarefas administrativas e melhorar a experiência de EMR, estamos capacitando os profissionais da área a se concentrarem no que realmente importa – os pacientes. É um passo significativo para enfrentar os desafios únicos no setor de saúde na região”.
A empresa explicou que o sistema registra a conversa entre o médico e o paciente e permite a extração contínua dos principais dados clínicos, o pré-preenchimento do prontuário e a elaboração de pedidos de exames e receitas, para que os médicos possam se concentrar no atendimento ao paciente, na revisão dos dados e na confirmação no fim da consulta. “A utilização do assistente de IA dentro da aplicação do Tasy garante mais segurança e responsabilidade no uso, uma vez que o dispositivo médico é o primeiro e único prontuário eletrônico regular aprovado como dispositivo médico pela Anvisa no Brasil”, acrescentou a Philips.
#assistente virtual#dados clínicos#IA generativa#inteligência artificial#prontuário eletrônico regular#registros médicos eletrônicos#tecnologia de saúde
Plataforma OmniBuds é o resultado de uma parceria entre as empresas de pesquisa Cambridge Future Tech e Nokia Bell Labs
07/11/2024Solução foi desenvolvida por uma startup criada por ex-alunos do MIT e já é usada por cerca de 40 empresas de saúde nos EUA
22/10/2024A Amazon anunciou um projeto em parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) que tem como objetivo auxiliar as pessoas com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
04/09/2024