Escassez de energia atingirá 40% dos data centers de IA até 2027
Segundo o Gartner, o rápido crescimento no consumo energético por conta da IA generativa excederá a capacidade das concessionárias de energia e gerará aumento nos custos
18/11/202423/09/2024
Por redação AIoT Brasil
Os sistemas de impressão tridimensional, ou prototipagem rápida, já provaram sua versatilidade e hoje são utilizados para inúmeras aplicações. A mais recente vem dos laboratórios do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, onde uma equipe de engenheiros desenvolveu tijolos de vidro em 3D para o setor da construção civil, com uma estrutura semelhante às peças de Lego, que podem ser montados e desmontados.
O principal diferencial dos tijolos, segundo o MIT, está relacionado ao conceito de construção circular, que permite reutilizar e reaproveitar os materiais sempre que possível, para evitar a fabricação de novos itens e reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Usando uma tecnologia de impressão de vidro 3D personalizada fornecida pela Evenline, uma subsidiária do MIT, os pesquisadores imprimiram tijolos de vidro resistentes e em multicamadas, projetados para se interligarem de maneira muito parecida com peças de Lego.
Em testes mecânicos, cada tijolo de vidro mostrou resistência à pressão equivalente a um bloco de concreto. A fim de fazer uma demonstração estrutural, os pesquisadores construíram uma parede de tijolos de vidro interligados que pode ser montada como fachadas e paredes de edifícios.
Kaitlyn Becker, professora assistente de engenharia mecânica no MIT, lembrou que o vidro é um material altamente reciclável: “Estamos pegando vidro descartado e transformando-o em alvenaria que, no fim da vida útil de uma estrutura, pode ser desmontada e remontada em uma nova obra ou ser levada de volta à impressora para se transformar em uma peça com formato completamente diferente. Tudo isso se baseia em nossa ideia de desenvolver um material de construção sustentável e circular”, disse.
Além de Becker, entre os responsáveis pelo projeto está Michael Stern, pesquisador do Lincoln Laboratory do MIT e diretor da Evenline, que projetou uma impressora 3D capaz de moldar vidro reciclado derretido. “Comecei a pensar em como a impressão em vidro poderia encontrar seu lugar e fazer coisas interessantes, e a construção nos pareceu uma rota possível”, disse Stern.
A inspiração para o novo design de alvenaria circular surgiu no Laboratório do Vidro do MIT, onde Becker e Stern, então estudantes de graduação, aprenderam pela primeira vez a arte e a ciência de soprar vidro. Mais tarde, Becker se tornou professora no MIT e começou a explorar a intersecção entre fabricação e design e as maneiras de desenvolver processos inovadores.
Para o novo estudo, a equipe usou a Glass 3D Printer 3 (G3DP3), a versão mais recente da impressora de vidro da Evenline, e um forno para derreter garrafas de vidro trituradas em uma forma imprimível em camadas. Os pesquisadores incorporaram dois pinos redondos nos tijolos impressos, para que se encaixassem e fossem montados em uma grande estrutura.
O objetivo, agora, é construir estruturas de vidro progressivamente maiores e autossustentáveis. “Temos mais entendimento dos limites do material e de como dimensionar a construção. Estamos pensando em começar com algo como um pavilhão, uma estrutura temporária com a qual as pessoas possam interagir, e então reconfigurar em um segundo design. É possível imaginar que esses blocos podem passar por muitas vidas”, acrescentou Stern.
#construção circular#construção civil#construção sustentável#impressão tridimensional#Lego#MIT#prototipagem rápida#tijolos 3D#tijolos de vidro#vidro reciclado
Segundo o Gartner, o rápido crescimento no consumo energético por conta da IA generativa excederá a capacidade das concessionárias de energia e gerará aumento nos custos
18/11/2024Projeto desenvolvido no Reino Unido em parceria com a Microsoft permitirá que os visitantes “conversem” com as plantas
30/10/2024Cientistas da Universidade de Bath treinaram um software que detecta com precisão os detritos que bloqueiam os bueiros
21/10/2024