AiotAiot


Pesquisa mostra como os CEOs reagem à expansão da IA

Embora reconheçam os desafios para a implantação, 87% dos líderes concordam que os benefícios da tecnologia superam os riscos

11/07/2024

Pesquisa mostra como os CEOs reagem à expansão da IA
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Em apenas um ano, entre 2023 e 2024, quase triplicou o número de executivos de alto escalão em todo o mundo que veem a inteligência artificial como a tecnologia capaz de causar mais impacto nos negócios, em especial a IA generativa. Atualmente, mais de um terço dos CEOs cujo plano de produtividade da força de trabalho inclui a aplicação de IA generativa espera que a tecnologia proporcione um aumento acima de 15% na produtividade das empresas nos próximos dois anos.

Esses dados estão em uma pesquisa elaborada pela consultoria norte-americana Gartner, que ratificou os resultados de outros estudos recentes e mostrou que as empresas percebem com clareza o impacto positivo da IA, mas admitem que, na maioria dos casos, ainda há desafios importantes para que a tecnologia seja amplamente aplicada. Mesmo assim, 87% dos CEOs concordam que os benefícios da IA para os negócios superam os riscos, embora a maioria reconheça que ainda não tem um plano completo para concretizar sua implantação.

Com o título “O que o seu CEO está pensando a respeito da IA”, a pesquisa mostrou que 86% dos executivos sêniores acreditam que neste ano e em 2025 a IA ajudará a manter ou aumentar a receita das empresas, por meio da melhoria da experiência do cliente, aumento da produtividade dos funcionários e a adição de uma dose maior de inteligência e análise. “Descobrimos que os CEOs estão otimistas quanto ao potencial da tecnologia, mas podem não ter um plano completo para concretizar suas promessas”, disse David Furlonger, vice-presidente da Gartner.

Furlonger acrescentou: “É importante lembrar que – comparados com outras funções de trabalho que a Gartner pesquisa regularmente, como os CIOs –, os CEOs tendem a ser otimistas quando questionados sobre qualquer área nova na qual esperam e pretendem que sua empresa progrida. Quando dizem que os benefícios da IA superam os riscos, sabemos que essa não é uma postura trivial dos CEOs. Eles sempre consideram os prós e os contras com bastante cuidado”.

Em relação à IA generativa, três quartos dos CEOs entrevistados usaram pessoalmente o ChatGPT no primeiro semestre de 2023 e 44% o utilizaram em tarefas profissionais. “A última vez que notamos algo semelhante foi em 2012, quando 40% dos CEOs começaram a usar um iPad no trabalho nos primeiros seis meses depois do lançamento”, disse Furlonger.

O analista da Gartner também lembrou que normalmente os CEOs são muito céticos quando avaliam novos conceitos, como blockchain e metaverso, para uso no mundo corporativo. No entanto, 64% dos CEOs acreditam que os avanços da IA ocorridos em 2023 justificam toda a atenção que a tecnologia vem recebendo.

TAGS

#expansão da IA#IA generativa#inteligência artificial#pesquisa da consultoria Gartner

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas