“Não confie cegamente na IA”, recomenda o CEO do Google
Sundar Pichai disse que mesmo os modelos de IA de ponta são sujeitos a erro e o melhor é utilizá-los em conjunto com outras ferramentas
21/11/202507/02/2025

Por redação AIoT Brasil

Divulgação Nvidia
As empresas do setor financeiro ultrapassaram a etapa de testes e experimentações e já estão implantando soluções bem-sucedidas de inteligência artificial para impulsionar os resultados dos negócios. Essa foi uma das conclusões da pesquisa anual State of AI in Financial Services, elaborada pela quinta vez pela fabricante de chips Nvidia.
De acordo com o estudo, que destacou as últimas tendências em IA aplicadas à área financeira, as empresas estão usando o recurso para aumentar receitas, reduzir custos e abrir novas linhas de negócios. Ao se concentrarem em aplicações essenciais, registraram um aumento significativo na capacidade e na proficiência da IA, e quase 70% dos entrevistados afirmaram que houve um aumento de receita de 5% ou mais, com alguns relatando um avanço de 10% a 20%.
Mais de 60% dos entrevistados também disseram que as ferramentas de IA ajudaram a reduzir os custos anuais em 5% ou mais e quase 25% pretendem utilizar a tecnologia para descobrir novas oportunidades de negócio e fluxos de receitas. Segundo a pesquisa, os principais casos de uso de IA generativa, em termos de retorno sobre o investimento (ROI), são a negociação e a otimização de portfólio, que responderam por 25% das respostas, seguindo-se a experiência do cliente e o engajamento, com 21%.
Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da Nvidia para a América Latina, disse que a IA tem o potencial de transformar os mercados de forma significativa: “E o setor financeiro é um dos que mais estão se beneficiando dessa revolução. É por isso que o investimento em IA já deixou de ser uma opção de diferenciação para se tornar uma demanda competitiva”, afirmou.
Metade dos gestores afirmou que suas empresas já implantaram serviços com IA generativa e 28% deles planejam fazê-lo nos próximos seis meses. De maneira ainda mais significativa, houve uma redução de 50% no número de entrevistados que relataram falta de orçamento para IA. O relatório destacou que, ao aproveitar infraestrutura e software avançados, as empresas da área financeira podem agilizar o desenvolvimento e a implantação de modelos de IA e se posicionarem para potencializar os benefícios da tecnologia.
#aumento de receita#IA generativa#inteligência artificial#Nvidia#reducao de custos#setor financeiro

Sundar Pichai disse que mesmo os modelos de IA de ponta são sujeitos a erro e o melhor é utilizá-los em conjunto com outras ferramentas
21/11/2025
Pesquisa IT Trends Snapshot prevê que em 2026 a prioridade será a segurança das informações, seguida da eficiência operacional
17/11/2025
Uma das inovações é o Raciocínio Geoespacial, que permite a conexão automática de diferentes modelos de IA da Terra
14/11/2025