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21/11/202423/06/2023
Por redação AIoT Brasil
Os desafios do serviço de campo, os planos de adoção de tecnologias de IA e as principais áreas de foco para o setor de telecomunicações para 2023 estão entre as informações coletadas por uma pesquisa que acaba de ser divulgada pela IFS, empresa global de software de gestão empresarial em nuvem. Os pontos de mais interesse envolvem a melhoria da experiência do cliente para competir com as novas empresas no mercado, a atualização de sistemas legados de gerenciamento de serviços e a atração de talentos.
O estudo mostra que 42% dos entrevistados enfrentam problemas com infraestruturas desatualizadas, ao mesmo tempo em que 67% das empresas investem no atendimento aos clientes e 47% estão conseguindo contratar profissionais qualificados depois de adotarem novas tecnologias de gerenciamento de serviços de campo. Outro desafio, citado por 49% dos entrevistados, é a necessidade de mudanças na regulamentação do setor.
O relatório da IFS observou que a falta de mão de obra qualificada aumenta a pressão enfrentada pelas telecoms, causada em parte pelo envelhecimento dos profissionais, pelo mercado de trabalho muito competitivo e pela evolução da tecnologia, especificamente em relação ao 5G. Por isso nunca houve um momento tão crítico para a implantação de soluções de tecnologia emergentes, como inteligência artificial e aprendizado de máquina.
Como ponto positivo, as empresas estão conscientes da importância dessas ferramentas, e 53% planejam adotar automação e 49% pretendem aplicar soluções de IA e machine learning em 2023. Além disso, a pesquisa indicou prioridades tecnológicas como simulações (47%) e wearables (38%), que ganharam consistência nos planos das companhias neste ano fiscal.
Markus Persson, diretor de indústria global da IFS, disse que um número crescente de empresas do setor pretende adotar tecnologias de otimização e automação para trabalhar de maneira mais inteligente e aumentar a agilidade: “As principais organizações de telecomunicações de todo o mundo estão fazendo parceria com a IFS para adotar soluções de gerenciamento de serviços de campo e soluções de otimização de agendamento com tecnologia de IA”.
Além dessas informações, a pesquisa da IFS, denominada “State of Service in Telecommunications 2023”, oferece insights e orientação de algumas empresas de tecnologia, entre as quais a Saudi Telecom Company, a Orange e a Konica Minolta. O relatório completo está disponível no portal da IFS.
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