Pesquisa da IDC mostra expectativas de brasileiros com o 5G
Maioria acha que a forma de acessar a internet será transformada, mas apenas 36% disseram que conhecem bem a tecnologia
27/05/2022
Tamanho fonte
Por redação AIoT Brasil
Uma pesquisa inédita realizada pela consultoria International Data Corporation (IDC) Latin America mostrou que 95% dos brasileiros dizem ter algum conhecimento a respeito do 5G, resultado que coloca o país bastante à frente da média da região (75%), e 84% acreditam que a nova rede móvel vai transformar totalmente a forma de acessar a internet. No entanto, apenas 36% disseram que conhecem bem a tecnologia.
Esses dados fazem parte do estudo Latam Consumer Future of Connectedness Survey, que entre o fim de abril e o começo de maio ouviu mais de 3 mil pessoas em toda a América Latina, entre as quais 723 no Brasil, a fim de perceber as expectativas dos consumidores em relação à chegada da conectividade sem fio de quinta geração. Quase três quartos dos entrevistados (74%) disseram que o 5G mudará completamente a forma como trabalham e o modo de comprar online, enquanto 72% acham que a nova tecnologia modificará o jeito de jogar e 71% o de estudar.
“Foi uma surpresa ver como as pessoas imaginam usar o 5G em suas rotinas, já que 44% dos entrevistados esperam utilizá-lo em aplicações de realidade virtual e aumentada, tecnologias que demandam software e hardware específicos. Streaming (39%), vídeos em redes sociais (38%) e games (29%) completam a lista”, informou Luciano Saboia, gerente de pesquisa e consultoria em telecomunicações da IDC Brasil.
Por outro lado, 22% dos entrevistados brasileiros afirmaram que certamente migrarão para um plano 5G nos próximos 12 meses, enquanto 42% deverão migrar e o restante não tem certeza se fará a troca. “Entre aqueles que não estão interessados na substituição do plano, as justificativas principais estão relacionadas aos seus aparelhos atuais, já que 39% estão felizes com seus dispositivos não aptos à tecnologia e 34% trocaram de smartphone recentemente e teriam que mudar mais uma vez. Para 22%, o motivo para não fazer o upgrade está relacionado ao possível custo adicional”, disse Saboia.
Os consumidores também se mostraram preocupados com a segurança dos dados pessoais e 67% dos entrevistados brasileiros disseram que já restringem a utilização de determinados aplicativos em razão do tráfego que geram. Saboia explicou: “Os incidentes de segurança em smartphones já impactaram 15% dos brasileiros e 14% dos entrevistados dos outros países da América Latina. Com mais serviços e mais conectividade, a tendência é que esse número aumente”.
Uma segunda parte do estudo da IDC está sendo desenvolvida com base em entrevistas com representantes de 400 empresas da América Latina, concentrando-se na visão do segmento B2B. Os resultados deste novo recorte serão divulgados em breve pela consultoria.