OpenAI é acusada na Índia de violação de direitos autorais
Processo foi aberto por uma das principais agências de notícias do país e envolve dados usados no treinamento do ChatGPT
21/11/202407/08/2024
Por Ricardo Marques da Silva
Em uma iniciativa inédita, a startup de IA generativa Perplexity, apoiada pelo Softbank, anunciou que começará a dividir com os veículos de informação a receita obtida com os anúncios divulgados em sua plataforma. Como isso, a empresa começa a atender uma reivindicação recorrente dos veículos, especialmente jornais e revistas, que sempre reclamaram da apropriação indevida das notícias que publicam em primeira mão, o que implica um investimento considerável em equipes de repórteres e editores.
O pagamento aos veículos de mídia ocorrerá por meio do Perplexity Publishers’ Program, anunciado na terça-feira, 6 de agosto, e no primeiro lote de parceiros estão as revistas Time, Der Spiegel, Fortune e Entrepreneur e os sites The Texas Tribune e WordPress.com. De acordo com a startup de IA, a decisão tem o objetivo de “dar mais apoio ao trabalho vital de organizações de mídia e criadores online e garantir que os veículos possam prosperar conforme a Perplexity cresce”.
A Perplexity disse que, nos próximos meses, mostrará os anúncios por meio do recurso de perguntas relacionadas: “As marcas podem pagar para fazer perguntas específicas de acompanhamento, relacionadas em nossa interface de mecanismo de resposta e nas páginas. Quando a Perplexity obtém receita de uma interação em que o conteúdo de um veículo é referenciado, esse publisher também recebe uma parte”, explicou.
Além disso, a Perplexity fez uma parceria com a ScalePost, uma plataforma que simplifica a colaboração entre produtores de conteúdo e empresas de IA e fornece análises para editores. “Nossa colaboração com eles permitirá que nossos parceiros obtenham insights mais profundos sobre como a Perplexity cita seu conteúdo”, disse a startup.
O novo modelo de compartilhamento de receita com criadores de conteúdo protegido por direitos autorais envolve outras formas de compensação, como o acesso gratuito às APIs de LLM online da Perplexity e suporte ao desenvolvedor. “Isso permitirá que cada editor crie seu próprio mecanismo de resposta personalizado em seu site. Os visitantes podem fazer perguntas e receber respostas citando apenas o conteúdo daquele veículo. Também estamos oferecendo nossa tecnologia de perguntas relacionadas para integração em suas matérias”, esclareceu a startup.
“Estruturamos esse programa para proporcionar uma maneira escalável e sustentável de alinhar incentivos para todas as partes”, disse o CEO da Perplexity, Aravind Srinivas. “Agradecemos aos editores que se juntaram a nós e nos forneceram feedback valioso sobre como o programa deveria operar. Sempre acreditamos que podemos construir um sistema em que toda a internet ganhe, e este é apenas o primeiro passo”, acrescentou.
#colaboração#compartilhamento de conteúdo#compartilhamento de receita#direitos autorais
Processo foi aberto por uma das principais agências de notícias do país e envolve dados usados no treinamento do ChatGPT
21/11/2024O AIoT Brasil acompanhará de perto um dos mais importantes eventos de tecnologia do mundo, que deverá receber mais de 70 mil participantes
11/11/2024Confira novas profissões que estão surgindo com a inteligência artificial e saiba como se preparar para esse mercado em expansão
05/11/2024