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11/11/202405/07/2024
Por redação AIoT Brasil
Com destaque para “as duras verdades que os CEOs devem enfrentar”, a IBM acaba de divulgar um estudo em que foram ouvidos 3 mil dirigentes de empresas de 26 setores de 30 países, entre os quais o Brasil. De acordo com os analistas da IBM, a IA generativa tem o potencial de abalar a maneira como os negócios sempre funcionaram, impulsionando uma produtividade sem precedentes e revelando novos caminhos para o crescimento, “mas esses tremores também podem rachar as fundações da empresa”, o que torna obrigatória a transparência nas aplicações.
O levantamento anual The CEO Study 2024, feito pelo IBM Institute for Business Value (IBV), mostrou que 82% dos CEOs brasileiros acreditam que transparência é o elemento-chave para conquistar a confiança dos clientes. Além disso, 62% desses líderes disseram que a governança da IA generativa deve ser estabelecida à medida que as soluções são projetadas, a fim de garantir que a ética e a conformidade regulatória estejam integradas desde o início, em vez de serem abordadas somente depois da implantação.
“Para transformar em realidade seus sonhos mais loucos de IA generativa, os CEOs precisam deixar de lado ‘o que sempre funcionou’ e começar a lidar com as duras verdades que os seguram. Para que a tecnologia transforme os negócios, primeiro os negócios devem evoluir”, alertaram os analistas do IBV. “Como a IA generativa coloca tudo em questão, os CEOs entendem que não podem manter o curso e permanecer na corrida”, observaram.
No Brasil, 51% dos altos executivos entendem que a vantagem competitiva de suas empresas dependerá de quem tem a IA generativa mais avançada e 57% relataram que suas equipes já têm o conhecimento e as habilidades necessárias para incorporar a tecnologia às operações. Por outro lado, 59% reconheceram que estão com dificuldades para preencher cargos-chave que envolvem IA generativa.
O estudo também indicou que 37% dos CEOs brasileiros planejam contratar pessoal adicional por causa da IA generativa e 68% disseram que o sucesso da organização está diretamente ligado à sinergia entre as funções de finanças e tecnologia. Para 70% dos executivos, estabelecer e manter a confiança na IA generativa terão um impacto maior no êxito da organização do que qualquer produto ou serviço específico, e 72% afirmaram que têm a rede certa de parceiros para executar as estratégias do negócio.
Marcelo Flores, gerente-geral da IBM Consulting Brasil, disse que no momento as empresas do país estão adotando IA para potencializar a eficiência e a produtividade dos negócios e já saíram da fase de experimentação. “Agora precisamos entender como a tecnologia pode auxiliar as empresas na criação de novos modelos e oportunidades de negócios e, assim, atingir novos patamares de ROI. No entanto, as organizações também enfrentam barreiras significativas para a adoção da IA, como desafios de integração e escalabilidade, governança, complexidade dos dados e limitação de habilidades”, afirmou.
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