AiotAiot


Pagamento por aproximação cresceu 162% no 3º trimestre

Pesquisa da Abecs mostra que os brasileiros aderiram amplamente à tecnologia de pagamento por aproximação, que deve responder por metade dos pagamentos ainda em 2022

19/12/2022

Pagamento por aproximação cresceu 162% no 3º trimestre
*Crédito da imagem: Pagamento por aproximação
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

O processo de digitalização de pagamentos está avançando em ritmo acelerado no Brasil e, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), a modalidade de pagamento por aproximação cresceu 162% no terceiro trimestre de 2022 e movimentou R$ 150,6 bilhões. Em termos de participação nos meios de pagamento, esse resultado representa um crescimento de 37,7% em relação a setembro de 2021.

A expansão mostra que o mercado e os consumidores aderiram ao processo de digitalização dos pagamentos. A previsão da Abecs é que essa tecnologia se torne cada vez mais popular e responda por metade das transações presenciais ainda em 2022, enquanto há dois anos representava apenas 3,9%. Esse aumento reflete também a crescente preferência dos brasileiros pelos diferentes tipos de cartão de pagamento, figurando o de crédito como a modalidade mais usada, com 4,6 bilhões de transações no terceiro trimestre, um aumento de 19,5% no período de um ano.

10 bilhões de transações feitas no terceiro trimestre de 2022

No total, registraram-se 10 bilhões de transações com cartão no terceiro trimestre, uma alta de 21%, e em média os consumidores fizeram 110 milhões de pagamentos por dia entre julho e setembro. O cartão de débito foi usado em 3,8 bilhões de transações, enquanto o pré-pago somou 1,5 bilhão de operações, com aumento de 9,18%.

Os especialistas dizem que o avanço do pagamento por aproximação se explica, principalmente, pela agilidade que proporciona. Samuel Ferreira, CEO da empresa de soluções tecnológicas para meios de pagamento Meep, lembrou que a opção do pagamento por NFC (Near Field Communication) sem contato, pelo smartphone, também teve um papel importante na expansão dessas tecnologias, mas alertou para a necessidade de cautela a fim de evitar golpes.

Ele disse que é importante estabelecer um limite diário de liberação de pagamentos, para se proteger no caso de perda ou roubo do cartão ou do celular, além de sempre confirmar o valor no visor da máquina e nunca entregar o cartão a terceiros. “Também convém considerar a contratação de um seguro antifurto. Caso o cartão seja roubado, basta registrar um boletim de ocorrência para acionar o seguro e ser reembolsado. São precauções básicas que evitam problemas no uso das tecnologias de aproximação”, destacou Ferreira.

*Crédito da imagem: PeopleImages

TAGS

#digitalização de pagamentos#Near Field Communication#NFC#pagamento por aproximação#tecnologia de aproximação

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas