MIT anuncia o lançamento do mapa da IA generativa no Brasil
Estudo global a respeito do tema surpreendeu ao afirmar que 95% dos projetos-piloto de IA não geram impacto financeiro significativo
25/08/202525/05/2023
Por redação AIoT Brasil
A Opera acaba de lançar a Aria, nova IA do seu navegador de internet. Com a Aria, os usuários do Opera têm acesso a um serviço de IA generativa de forma gratuita. Segundo a empresa, ela foi integrada nativamente ao navegador e marca o início de um novo tipo de experiência de navegação para os usuários do Opera. O serviço é resultado da colaboração da Opera com a OpenAI, mais conhecida por seu popular ChatGPT.
“A IA está mudando rapidamente a forma como trabalhamos, navegamos na web e, naturalmente, como pensamos sobre os navegadores e o papel que desempenham na experiência online dos usuários”, disse Joanna Czajka, diretora de produto do Opera para PC.
De acordo com a companhia, a nova IA do navegador Opera permite que os usuários aprimorem sua criatividade e produtividade aproveitando o poder da inteligência artificial em conjunto com todas as funcionalidades de um navegador.
A Aria, que é baseada na infraestrutura “Composer” própria da Opera, se conecta à tecnologia GPT da OpenAI e é aprimorada por capacidades adicionais, como adicionar resultados ao vivo da web. A Aria é tanto uma especialista em web quanto em navegador, permitindo que os usuários colaborem com a IA ao buscar informações na web, gerar texto ou código ou obter respostas para suas consultas sobre produtos. Por exemplo, quando se trata de suporte ao cliente, Aria conhece todo o banco de dados de documentação de suporte da Opera e pode usar o conhecimento atual da empresa sobre produtos para responder às perguntas dos usuários.
A infraestrutura do Composer do Opera também é expansível. O Composer permite que o Aria se conecte a vários modelos de IA e, no futuro, expandirá integrando recursos adicionais, como serviços de pesquisa fornecidos pelos principais parceiros do Opera. Toda essa inovação estará acessível por meio de uma experiência de usuário unificada e coerente.
“Com Aria, os usuários do Opera têm uma maneira integrada de aproveitar o potencial da IA generativa hoje de forma gratuita”, destaca Stefan Stjernelund, Vice-Presidente de Produto do Opera para Android. “E isso é apenas o começo, com muitas outras capacidades ainda por vir.”
#Aria#ChatGPT#inteligência artificial#open AI#Opera#versão beta
Estudo global a respeito do tema surpreendeu ao afirmar que 95% dos projetos-piloto de IA não geram impacto financeiro significativo
25/08/2025De acordo com pesquisa feita pela GfK para a Cegid, 28% das empresas vão investir na tecnologia e 16% a utilizam diariamente
22/08/2025Caso ocorrido na Austrália envolveu alegações referentes a processos judiciais inexistentes sugeridos pelo Claude, da Anthropic
21/08/2025