China vai lançar centros de dados de IA baseados no espaço
Plano foi anunciado pela estatal CASC e concorre com a decisão de Elon Musk de implantar estruturas semelhantes da SpaceX
30/01/202617/10/2025

Por redação AIoT Brasil
A partir de dezembro, o ChatGPT vai liberar conteúdo erótico para “adultos verificados”. A promessa foi feita por Sam Altman, CEO da OpenAI, a dona do chatbot de IA mais popular do mundo, em um post publicado nesta semana no X (leia abaixo), numa iniciativa descrita por analistas como uma tentativa de atrair um número maior de assinaturas pagas.
“Tornamos o ChatGPT bastante restritivo para garantir que estávamos sendo cautelosos com problemas de saúde mental. Sabemos que isso o tornou menos útil/agradável para muitos usuários que não tinham problemas de saúde mental, mas, dada a gravidade do problema, queríamos fazer o certo. Agora que conseguimos mitigar os problemas graves de saúde mental e temos novas ferramentas, poderemos flexibilizar as restrições com segurança na maioria dos casos”, disse Altman. E acrescentou: “Em dezembro, à medida que implementamos a restrição de idade de forma mais completa e como parte do nosso princípio de ‘tratar usuários adultos como adultos’, permitiremos ainda mais, como conteúdo erótico para adultos verificados”.
Os problemas de saúde mental citados pelo CEO não estão propriamente relacionados a conteúdo “adulto” e se referem, principalmente, ao processo movido por Matt e Maria Raine, pais de Adam Raine, de 16 anos, que acusaram a OpenAI de homicídio culposo por permitir que o ChatGPT encorajasse o suicído do adolescente, ocorrido em abril deste ano. A BBC britânica disse também que a decisão de Altman está ligada diretamente à “introdução de dois chatbots sexualmente explícitos no Grok pela xAI de Elon Musk”.
“O anúncio do Sr. Altman na terça-feira ocorre em um momento em que os céticos questionam o rápido aumento no valor das empresas de tecnologia de IA. A receita da OpenAI está crescendo, mas a empresa nunca foi lucrativa”, afirmou a BBC. Ao mesmo tempo, nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio começou a investigar empresas de tecnologia, entre as quais a OpenAI, para verificar a maneira como os chatbots de IA podem afetar negativamente crianças e adolescentes.
A questão principal, segundo os analistas, é saber como a OpenAI conseguirá impedir que menores de idade tenham acesso ao ChatGPT e ao conteúdo adulto que será liberado. “Em algumas semanas, planejamos lançar uma nova versão do ChatGPT. Se você quiser que seu ChatGPT responda de forma bem humana, use muitos emojis ou aja como um amigo, e o ChatGPT deve atender (mas somente se você quiser, não porque estamos maximizando o uso)”, tentou explicar Sam Altman.

#adultos verificados#assinaturas pagas#ChatGPT#conteúdo adulto#conteúdo erótico#open AI#restrição de idade

Plano foi anunciado pela estatal CASC e concorre com a decisão de Elon Musk de implantar estruturas semelhantes da SpaceX
30/01/2026
Estudo da PwC também mostra que esses profissionais têm salários mais elevados e se sentem mais seguros no emprego
26/01/2026
A Bloomberg News disse que a assistente pessoal deverá ser reformulada e integrada aos sistemas operacionais do Mac, do iPhone e do iPad
22/01/2026