Futurecom 2024 começa hoje em SP: o que esperar do evento
Congresso de inovação e tecnologia tem como tema central a conectividade e as novas relações entre pessoas e máquinas
08/10/202403/07/2024
Por Ricardo Marques da Silva
A OpenAI pretende proibir o acesso aos seus serviços na China, o que inclui a sua interface de programação de aplicativos (API) e o ChatGPT. A decisão foi adiantada na semana passada pelo jornal estatal chinês Securities Times, de Shangai, que não circula no Ocidente, e causou preocupação no país, especialmente entre desenvolvedores e empresas, que ficarão impedidas de aplicar algumas das tecnologias de IA mais avançadas do mundo.
Oficialmente, o ChatGPT não está disponível na China continental, mas muitos profissionais da área e algumas startups conseguem acessar a plataforma API da OpenAI e usá-la para criar seus próprios aplicativos. De acordo com a agência norte-americana Reuters, logo que a possibilidade de bloqueio foi divulgada as empresas chinesas de IA começaram a agir para atrair os usuários da tecnologia da OpenAI.
A Reuters disse que, desde a última semana, os usuários chineses da plataforma receberam e-mails avisando que estão em uma “região que a OpenAI não suporta atualmente” e que medidas adicionais para bloquear o tráfego de API seriam tomadas a partir de 9 de julho. Em resposta a um pedido de informação da agência de notícias, um porta-voz da OpenAI confirmou: “Estamos tomando medidas adicionais para bloquear o tráfego de API em regiões onde não oferecemos suporte ao acesso aos serviços da OpenAI”, o que incluiria a China e outros países não especificados.
Para analistas europeus, a decisão da OpenAI não surpreende, quando se consideram as crescentes tensões geopolíticas e a rivalidade tecnológica entre Ocidente e China. O bloqueio, porém, representaria um ponto de inflexão na IA que aumentará ainda mais a temperatura da guerra fria tecnológica e poderá ter repercussões massivas na China e no mundo, ao estabelecer uma base para uma competição feroz entre as superpotências da IA no futuro.
“A decisão da OpenAI que entrará em vigor em 9 de julho pode afetar as empresas chinesas que desenvolvem seus serviços com base nos grandes modelos de linguagem (LLMs) da OpenAI”, afirmou um relatório do South China Morning Post, com base na avaliação de especialistas. Por outro lado, também pode impulsionar a inovação na China e a produção de tecnologias próprias que resultaria em um novo boom de pesquisa em IA, principalmente por iniciativa de big techs chinesas como a Alibaba, a Baidu e a Tencent.
#bloqueio#bloqueio ChatGPT na China#ChatGPT na China#guerra fria tecnológica#open AI
Congresso de inovação e tecnologia tem como tema central a conectividade e as novas relações entre pessoas e máquinas
08/10/2024Pesquisa do Gartner indica que a maioria dos recursos deverá ser aplicada em IA, IA generativa e segurança cibernética
01/10/2024Conferência de dois dias dedicada a desenvolvedores apresentará as novidades da empresa e poderá ser assistida online
25/09/2024