Google Fotos permite que o usuário crie memes com sua imagem
Recurso Me Meme usa IA generativa do Gemini e está disponível inicialmente nos Estados Unidos ainda em caráter experimental
27/01/202617/12/2025

Por Ricardo Marques da Silva
A Walt Disney Company e a OpenAI fecharam um acordo de licenciamento de três anos que permitirá a utilização de mais de 200 personagens da produtora para a geração de vídeos curtos com a ferramenta de IA generativa Sora. Como parte do negócio, a Disney fará um investimento de US$ 1 bilhão em ações da OpenAI e receberá bônus de subscrição para aquisições adicionais.
Com isso, a Sora poderá gerar vídeos curtos para redes sociais, acionados pelos usuários, utilizando personagens das franquias Disney, Marvel, Pixar e Star Wars, o que inclui uma galeria que vai desde os clássicos Pato Donald, Mickey e Minnie até Lilo, Stitch, Ariel, Frozen, Pantera Negra, Darth Vader e Luke Skywalker, entre muitos outros. A Disney definiu o acordo como “histórico” e explicou que, adicionalmente, “se tornará um importante cliente da OpenAI, usando suas APIs para criar novos produtos, ferramentas e experiências, inclusive para o Disney+, e implementando o ChatGPT para seus funcionários.”
Em um artigo publicado no site oficial da Walt Disney Company, Robert A. Iger, CEO da empresa, disse que o rápido avanço da IA marca um momento importante para o setor: “Por meio dessa colaboração com a OpenAI, ampliaremos de forma responsável o alcance de nossas narrativas por meio da IA generativa, respeitando e protegendo os criadores e suas obras. Unir as histórias e as personagens icônicas da Disney com a tecnologia inovadora da OpenAI coloca a imaginação e a criatividade diretamente nas mãos dos fãs, de maneira nunca vista antes”.
Sam Altman, CEO da OpenAI, acrescentou: “A Disney é referência mundial em narrativa, e estamos entusiasmados com a parceria que permitirá à Sora e ao ChatGPT Images expandir a forma como as pessoas criam e vivenciam conteúdo de alta qualidade. Este acordo demonstra como empresas de IA e líderes criativos podem trabalhar juntos de forma responsável para promover a inovação que beneficia a sociedade, respeitar a importância da criatividade e ajudar a alcançar novos públicos”.
O acordo chamou atenção, sobretudo, pelo fato de ir na direção contrária da disputa que vem ocorrendo entre os estúdios de criação e as empresas de IA generativa, relacionada à violação de direitos autorais. Em julho, por exemplo, a própria Disney havia movido um processo contra a Midjourney, descrevendo-a como “poço sem fundo de plágio”, ao usar imagens de personagens como Darth Vader sem autorização. A parceria está sendo vista como um caminho possível para o entendimento entre os criadores e as empresas de IA.
“Como parte do acordo, a OpenAI se comprometeu a manter sua liderança no setor e a implantar medidas responsáveis para reforçar a confiança e a segurança, incluindo políticas adequadas à idade e outros controles razoáveis em todo o serviço. Além disso, a OpenAI e a Disney reafirmaram o compromisso mútuo de manter controles robustos para evitar a geração de conteúdo ilegal ou prejudicial, respeitar os direitos dos proprietários de conteúdo em relação aos resultados dos modelos e respeitar o direito dos indivíduos de controlar adequadamente o uso de sua voz e imagem”, afirmou a Disney.
#direitos autorais#Disney#IA Sora#licenciamento#open AI

Recurso Me Meme usa IA generativa do Gemini e está disponível inicialmente nos Estados Unidos ainda em caráter experimental
27/01/2026
Estudo revela que conteúdo de baixa qualidade está saturando as redes sociais e gera uma receita de US$ 117 milhões por ano
20/01/2026
Produção do vídeo de pouco mais de 2 minutos mobilizou uma equipe de 80 pessoas do estúdio Illogic durante um ano
22/12/2025