AiotAiot


OpenAI escolhe a Scale AI para o ajuste fino do GPT 3.5

Recurso da startup californiana permitirá que as grandes empresas personalizem melhor os modelos avançados do ChatGPT

29/08/2023

OpenAI escolhe a Scale AI para o ajuste fino do GPT 3.5
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

A startup californiana Scale foi escolhida pela OpenAI para fornecer o ajuste fino do modelo de linguagem GPT-3.5 utilizado por grandes empresas. A parceria estratégica, anunciada na última semana, vai permitir que os usuários personalizem com segurança os modelos mais avançados do ChatGPT com base em dados proprietários e, de acordo com a OpenAI, entre setembro e dezembro será feito um ajuste semelhante também no GPT-4.

O ajuste fino é a chave para desbloquear o desempenho dos modelos de linguagem de grande escala (LLMs, na sigla em inglês), criados para entender e gerar textos nos casos de uso mais críticos de uma organização, envolvendo personalização e necessidades específicas. Brad Lightcap, diretor de operações da OpenAI, disse que, para obter o máximo valor dos modelos de linguagem, as empresas procuram usar os seus dados para criar serviços e soluções personalizadas: “A escala amplia a nossa capacidade de levar o poder do ajuste fino a mais empresas, para que possam aplicar melhor os modelos da OpenAI em suas demandas exclusivas”.

Em comunicado publicado no site da Scale, Alexandr Wan, fundador e CEO da startup, disse que a parceria vai turbinar o desempenho do modelo da OpenAI e ajudar as empresas a utilizar a inteligência artificial de forma mais eficaz para suas necessidades específicas. “Não se trata simplesmente de personalização para produzir resultados mais precisos e eficientes. Tal como acontece com o software, uma quantidade incrível de valor vem das otimizações mais refinadas, e o ajuste fino é fundamental para isso”, explicou.

O ajuste permite, por exemplo, que os desenvolvedores adaptem um modelo de IA para tarefas específicas, como a correspondência com a voz e o tom de uma marca ou a capacidade de fornecer respostas em um idioma específico. A Scale também afirmou que os modelos GPT-3.5 ajustados serão revisados por especialistas humanos, “para garantir que excedam as expectativas de desempenho e os requisitos de segurança”.

Ao anunciar o acordo, a OpenAI disse que está trabalhando com a Scale “como parceira preferencial para ampliar os benefícios da capacidade de ajuste fino, considerando sua experiência em ajudar empresas a aproveitar dados para IA de forma segura e eficaz”, e acrescentou: “A construção de funcionalidades robustas de nível empresarial requer um rigoroso enriquecimento de dados e avaliação de modelos. Os clientes da Scale agora podem ajustar os modelos OpenAI, ao mesmo tempo que se beneficiam da experiência em IA empresarial e do data engine da Scale”.

TAGS

#ChatGPT#inteligência artificial#linguagem de grande escala#modelos de linguagem#open AI

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas