Cresce o número de mortes em trilhas por uso de celular e IA
Youtuber especialista em viagens alerta para os riscos de deixar a tecnologia e os algoritmos substituírem o olhar humano
05/11/202506/11/2025

Por redação AIoT Brasil
A plataforma de classificados OLX disse que sua nova ferramenta de IA generativa para a inserção automática de textos de anúncios a partir de fotos já conquistou a média diária de 250 mil usuários. Curiosamente, o recurso foi criado pelos finalistas de um hackaton interno promovido há cerca de um ano, quando, em apenas dois dias, uma equipe de seis engenheiros de software completou o processo de implantação de todas as fases do ciclo de criação, o que incluiu concepção, design, desenvolvimento e projeto de produção.
Marcelo Wendling, CTO do Grupo OLX, disse que a ideia apresentada na competição mostrou uma oportunidade real de desenvolver um serviço que usa a tecnologia para atender as demandas tanto de quem deseja anunciar e não quer gastar muito tempo no processo quanto de quem busca um produto e quer encontrar ofertas mais detalhadas. “Para alcançar o resultado de forma rápida, envolvemos equipes de engenharia, produto e design, além do apoio significativo da parceria externa com o Google, uma vez que a ferramenta utiliza IA generativa baseada no Gemini”, explicou.
De acordo com a OLX, o recurso permite reduzir até três vezes o tempo necessário para a inserção da oferta no portal, na comparação com o preenchimento manual, além de proporcionar informações mais detalhadas do item à venda. “Com essa economia de tempo, os anunciantes podem se dedicar a comentar os aspectos que tornam único aquele item”, afirmou a empresa.
Com a nova ferramenta, o preenchimento automático de anúncios é feito a partir de uma foto do produto, e os campos “Categoria”, “Atributos” e “Descrição do anúncio” são completados pela IA, com base em informações públicas do item. Além disso, a IA sugere textos estruturados de maneira a aumentar a atratividade do anúncio.
A OLX disse ainda que, entre os resultados alcançados, estão o aumento médio de 5% nos anúncios com mais dados informados e campos preenchidos e um volume de adesão de cerca de 5,5 milhões de publicações já feitas com o uso da funcionalidade. “Além do preenchimento dos anúncios por meio de IA, a OLX também sugere um valor para a negociação do item, usando como base o preço médio de itens semelhantes anunciados na plataforma”, explicou a empresa.
“Isso só é possível devido à cultura da companhia, que estimula os cerca de 1.300 colaboradores a contribuírem com soluções criativas que reforcem o ambiente de colaboração e experimentação, como o próprio hackathon”, acrescentou Wendling.
#anúncios#Gemini#Hackathon#IA da OLX#IA generativa#textos de anúncios

Youtuber especialista em viagens alerta para os riscos de deixar a tecnologia e os algoritmos substituírem o olhar humano
05/11/2025
Resultado de uma parceria do Santander com a Dio, o programa vai capacitar profissionais em análise de dados e automação de tarefas
03/11/2025
Competição desafiou desenvolvedores a encontrar soluções de IA para problemas reais do país, e a dupla vencedora recebeu um prêmio de R$ 20 mil
31/10/2025