“O ChatGPT vai criar um novo tipo de exclusão digital”, diz Amy Webb
Em entrevista exclusiva ao programa brasileiro Expresso Talks, a escritora, futurista e professora da Universidade de Nova York fala sobre o futuro da IA e critica o metaverso, entre outros temas polêmicos
20/04/2023
Tamanho fonte
Por Redação AIoT Brasil
Quando o assunto é futuro, Amy Webb é um dos nomes mais importantes da atualidade. A polêmica escritora, futurista, professora da Universidade de Nova York e CEO do Future Institute Today é apontada pela revista Forbes como uma das 5 mulheres que estão mudando o mundo. Em entrevista exclusiva para o programa brasileiro de entrevista Expresso Talks, Amy falou sobre sua preocupação com o futuro da inteligência artificial generativa.
Questionada sobre o que acha do ChatGPT (que ela já havia testado muito antes de se tornar uma ferramenta usada por milhões de pessoas), ela afirmou: “ele deve criar um novo tipo de exclusão digital entre aqueles que têm acesso a essa tecnologia, computador e largura de banda para acesso à internet, quem tem dinheiro, pois a versão boa não é grátis, e as pessoas que não têm.”
A conceituada futurista também mostrou seu ceticismo quanto ao tão falado metaverso. “Eu acho muito decepcionante que tenhamos gastado mais de um bilhão de dólares no conceito do metaverso e não gastamos a mesma quantia de dinheiro no futuro da agricultura”, destaca.
Segundo ela, antes de o Facebook mudar seu nome para Meta havia muito pouca gente realmente falando sobre o metaverso. “Porque uma empresa diz que é isso que estão fazendo agora, muitas outras empresas seguiram o exemplo, mas não há nada ainda de concreto. Temos um problema agora que é, todo mundo gosta do hype, tem medo de ficar de fora, e temos muito dinheiro gasto. Mas muitas empresas estão pensando ‘onde está o metaverso’?