Brasil só perde para a Índia na adoção de IA generativa
Estudo da OCDE e da Cisco também revela que quase 50% dos brasileiros ficam mais de cinco horas por dia no celular
18/12/202507/06/2024

Por redação AIoT Brasil
A empresa norte-americana de tecnologia Nvidia anunciou a disponibilidade geral dos microsserviços de IA generativa Avatar Cloud Engine (ACE), que prometem “acelerar a próxima onda de humanos digitais realistas”. Os novos recursos, segundo a Nvidia, chegarão em breve à sua plataforma e facilitarão a criação, a animação e a operação de avatares de atendimento a clientes e para os setores de telessaúde, jogos e entretenimento.
O Nvidia ACE incorpora as ferramentas Riva ASR, TTS e NMT para reconhecimento automático de fala, tradução e conversão de texto para áudio, Nemotron LLM para compreensão de linguagem e geração de respostas contextuais e Audio2Face para animações faciais baseadas em faixas de áudio. Inclui ainda o Omniverse RTX para adicionar pele e cabelo realistas e as novas tecnologias Nvidia Audio2Gesture, para gerar gestos corporais baseados em faixas de áudio, e o Nemotron-3 4.5B, um pequeno modelo de linguagem (SLM) feito especialmente para inferências com baixa latência.
Jensen Huang, fundador e CEO da empresa, afirmou que os humanos digitais vão revolucionar setores inteiros: “Revoluções nos grandes modelos de linguagem (LLMs) multimodais e gráficos neurais fornecidos pelo ACE ao nosso ecossistema de desenvolvedores estão nos deixando mais perto de um futuro de computação conduzida por intenção, na qual interagir com computadores será tão natural quanto interagir com humanos”, acrescentou.
Em um artigo que explica como os desenvolvedores usam IA generativa para criar avatares realistas, a Nvidia disse que, tradicionalmente, esse processo apresenta muitos desafios: “Alcançar o realismo requer a captura da complexa anatomia humana, de expressões faciais e movimentos. Animar personagens com comportamento natural exige sistemas sofisticados de captura de movimento. E otimizar o desempenho para garantir que tudo funcione em tempo real exige muita computação”.
“O ACE é um conjunto de tecnologias que ajuda os desenvolvedores a dar vida aos seres humanos digitais. Esses microsserviços de IA são projetados para execução na nuvem ou localmente no PC. Com microsserviços individuais, os desenvolvedores podem pegar partes do conjunto de tecnologia ACE e incorporá-las em sua plataforma de ponta a ponta”, acrescentou a Nvidia.
#avatar de atendimento#avatares realistas#humanos digitais#IA generativa#Nvidia

Estudo da OCDE e da Cisco também revela que quase 50% dos brasileiros ficam mais de cinco horas por dia no celular
18/12/2025
Negócio levará personagens da Disney à ferramenta de IA Sora, prevê um investimento de US$ 1 bilhão em ações da OpenAI e assegura os direitos autorais na geração de vídeos
17/12/2025
Versão beta está sendo disponibilizada nos EUA, México e Índia para mais de 70 idiomas e deverá chegar a outros países em 2026
16/12/2025