Memorando de Joe Biden relaciona a IA à segurança nacional
Documento emitido no dia 24 afirma que quando mal utilizada a tecnologia pode “minar instituições e processos democráticos”
29/10/202401/02/2023
Por redação AIoT Brasil
De acordo com o mais recente relatório de segurança do instituto SANS ICS – Industrial Control Systems Security, entre os principais desafios enfrentados pelos profissionais de segurança estão a falta de recursos de proteção e a incapacidade de rastrear dispositivos e aplicações de controle industrial.
Esses foram os argumentos citados pela Nozomi Networks, empresa norte-americana de proteção de dispositivos conectados, ao anunciar o lançamento do Arc, um sensor de segurança para endpoints OT (tecnologia operacional) e internet das coisas.
A solução, segundo a Nozomi, é capaz de resolver os dois problemas destacados pelo SANS, ao mesmo tempo em que complementa a análise baseada em redes fornecida pelas plataformas Vantage e Guardian da companhia. O sensor pode ser implantado automaticamente em grande quantidade de sites e equipamentos, em qualquer lugar em que seja necessária mais visibilidade.
A Nozomi afirmou ainda que o Arc é inédito no setor e transforma qualquer computador em um sensor de segurança para melhorar a resiliência operacional e ampliar a visibilidade e a análise de superfícies de ataque em endpoints. O sensor adiciona dados e insights aos principais ativos e endpoints de redes, a fim de aprimorar a análise e a detecção de ameaças e correlacionar a atividade do usuário sem sobrecarregar os recursos disponíveis ou causar impacto nas redes críticas.
“O Arc é um divisor de águas quando se trata de visibilidade completa dos ativos, velocidade de implementação e alcance por meio de redes complexas e remotas de OT e TI. Permite a análise das vulnerabilidades do endpoint, identifica hosts comprometidos, acelera o monitoramento de implementações em sistemas de missão crítica e pode ser implementado de forma remota”, informou a empresa em comunicado.
Andrea Carcano, diretor de produtos da Nozomi, disse que a resiliência operacional é a principal prioridade comercial das empresas de infraestrutura crítica, o que só pode ser alcançado com a redução dos riscos cibernéticos e o aumento da segurança. “O Arc permite a extensão da visibilidade para superfícies de ataque e ameaças dentro dos hosts de endpoints e suas redes locais, a fim de comprovar rapidamente informações de várias fontes para chegar ao diagnóstico e reduzir o tempo de resposta”, acrescentou.
O Arc está disponível por meio de assinatura feita diretamente na Nozomi Networks ou em sua rede global de parceiros, e o custo é calculado com base no número de ativos que serão monitorados.
#ameaças#endpoints#resiliência operacional#riscos cibernéticos#segurança#sensor de segurança#vulnerabilidade
Documento emitido no dia 24 afirma que quando mal utilizada a tecnologia pode “minar instituições e processos democráticos”
29/10/2024A quantia é oferecida a pesquisadores de segurança que conseguirem executar um ataque remoto aos dados com código arbitrário
28/10/2024Novo app identifica golpes em mensagens, chamadas de vídeo e redes sociais, oferecendo mais segurança aos consumidores em tempo real
24/10/2024