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Novo “modo IA” do Google Search permite perguntas complexas

Recurso lançado ontem em caráter experimental faz parte do pacote de atualização do Gemini 2.0 e está disponível apenas nos EUA

06/03/2025

Novo “modo IA” do Google Search permite perguntas complexas
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Por redação AIoT Brasil

O Google lançou nesta quarta-feira, 5, uma atualização do Gemini 2.0 que introduz o novo AI Mode, capaz de responder a perguntas mais complexas e em várias partes e fazer comparações, para se aprofundar em um tópico diretamente no Google Search. Ainda em caráter experimental e disponível apenas para assinantes do One AI Premium nos Estados Unidos, a ferramenta usa uma versão personalizada do Gemini e possui recursos avançados de raciocínio e multimodalidade, de acordo com um artigo publicado ontem por Robby Stein, vice-presidente de produto e pesquisa do Google.

“O que torna essa experiência única é o fato de reunir recursos avançados com os melhores sistemas de informação, integrada diretamente ao Google Search. Você pode não apenas acessar conteúdo da web de alta qualidade, como também fontes novas e em tempo real, como o Knowledge Graph, informações sobre o mundo real e dados de compras de bilhões de produtos”, disse Stein.

Ele explicou que o modo IA usa uma técnica de “query fan-out” (algo como uma linguagem de consulta por meio de várias portas de entrada) e múltiplas fontes de dados e pesquisas relacionadas simultaneamente em subtópicos e, em seguida, reúne esses resultados para fornecer uma resposta fácil de entender. “Essa abordagem ajuda você a obter mais amplitude e profundidade de informações do que uma pesquisa tradicional no Google”, destacou Stein.

De acordo com o Google, como se trata de uma etapa experimental, a ferramenta continuará a ser refinada para a expansão de suas funcionalidades. A intenção é tornar a experiência mais visual e apresentar informações de fontes diferentes, ao mesmo tempo em que o modelo aprenderá a determinar quando deve adicionar um hiperlink em uma resposta ou priorizar imagens ou vídeos.

“Nosso objetivo é mostrar o máximo possível de respostas alimentadas por IA. Como acontece com qualquer produto de IA em estágio inicial, nem sempre acertaremos. Por exemplo, embora a intenção seja apresentar as respostas de IA no Search com informações objetivas, com base no que está disponível na web, é possível que algumas pareçam assumir involuntariamente uma persona ou refletir uma opinião específica”, ressaltou Robby Stein.

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#AI Mode#Gemini#Gemini 2.0#Google Search

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