Capacete usa tecnologia para reviver a voz de Ayrton Senna
A experiência, lançada pelo Guaraná Antarctica e pela Senna Brands, estará disponível até o dia 17 de novembro no Parque Ibirapuera
31/10/202419/10/2021
Por redação AIoT Brasil
Com base nas tecnologias do Microsoft Azure, a liga de basquete norte-americana NBA criou uma plataforma que utiliza os recursos da nuvem para transformar bilhões de pontos de dados em métricas precisas sobre as partidas e os jogadores e oferecer experiências personalizadas aos torcedores. A NBA CourtOptix é um serviço de streaming que combina todas essas informações com as preferências manifestadas pelos fãs e, com uma boa dose de inteligência artificial, oferece experiências inéditas no esporte.
O objetivo inicial da NBA é entender melhor como os fãs consomem seus produtos, o que os interessa do ponto de vista de informação, os dispositivos que usam para acessar os jogos e outras métricas importantes que a ajudarão a adaptar corretamente o conteúdo individualizado. As informações analisadas pelo sistema para a geração de conteúdo vêm de um parceiro da liga, que faz rastreamento por meio de câmeras que monitoram os movimentos dos jogadores e da bola 25 vezes por segundo durante todo o jogo, resultando em cerca de 1,5 milhão de coordenadas geográficas. Segundo a Microsoft, o rastreamento total de jogadores equivalerá a quase 2 bilhões de pontos de dados durante a temporada de basquete.
Para processar todas essas informações, a NBA buscou as soluções de IA, aprendizado de máquina e programação do Azure, que permite a análise de dados e a personalização em escala. “Nossos sistemas locais são fisicamente limitados. Agora, com a nuvem, temos o poder da computação para fazer coisas mais inovadoras em tempo real, sem prejudicar as barreiras tecnológicas passadas. É como uma revolução de dados”, explicou Ken DeGennaro, vice-presidente sênior de operações e tecnologia de mídia da NBA, em comunicado.
Ele disse que a intenção é oferecer aos torcedores experiências que mantenham o interesse deles pelos jogos da liga: “Se eles vão passar um tempo com a NBA, nós nos certificaremos de que essa experiência seja a mais satisfatória possível, e a Microsoft está nos ajudando nisso”, acrescentou DeGennaro.
A temporada 2021-2022 da NBA, a 76ª da história da liga, começou agora em 19 de outubro e se encerrará em abril do próximo ano. A temporada anterior foi vencida pelo Milwaukee Bucks, que disputou o playoff final com o Phoenix Suns.
#aprendizado de máquina#Azure#basquete#estatísticas de jogo#inteligência artificial#NBA#NBA CourtOptix
A experiência, lançada pelo Guaraná Antarctica e pela Senna Brands, estará disponível até o dia 17 de novembro no Parque Ibirapuera
31/10/2024Um dos quatro principais torneios de tênis do mundo apresentará novidades criadas pela IBM em parceria com a Usta
20/08/2024José Carlos Brunoro, medalhista olímpico e ex-CEO do Palmeiras, e Eduardo Brunoro, diretor da TPV/Philips, falam sobre a falta de uma política esportiva no Brasil, gestão e inovação tecnológica
16/08/2024