AiotAiot


NBA usa IA para monitorar hábitos do público

Fãs da liga norte-americana de basquete terão acesso a conteúdo personalizado; liga quer entender como os fãs consomem, que informação desejam, os dispositivos que usam e outras métricas

19/10/2021

NBA usa IA para monitorar hábitos do público
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Com base nas tecnologias do Microsoft Azure, a liga de basquete norte-americana NBA criou uma plataforma  que utiliza os recursos da nuvem para transformar bilhões de pontos de dados em métricas precisas sobre as partidas e os jogadores e oferecer experiências personalizadas aos torcedores. A NBA CourtOptix é um serviço de streaming que combina todas essas informações com as preferências manifestadas pelos fãs e, com uma boa dose de inteligência artificial, oferece experiências inéditas no esporte.

O objetivo inicial da NBA é entender melhor como os fãs consomem seus produtos, o que os interessa do ponto de vista de informação, os dispositivos que usam para acessar os jogos e outras métricas importantes que a ajudarão a adaptar corretamente o conteúdo individualizado. As informações analisadas pelo sistema para a geração de conteúdo vêm de um parceiro da liga, que faz rastreamento por meio de câmeras que monitoram os movimentos dos jogadores e da bola 25 vezes por segundo durante todo o jogo, resultando em cerca de 1,5 milhão de coordenadas geográficas. Segundo a Microsoft, o rastreamento total de jogadores equivalerá a quase 2 bilhões de pontos de dados durante a temporada de basquete.

Para processar todas essas informações, a NBA buscou as soluções de IA, aprendizado de máquina e programação do Azure, que permite a análise de dados e a personalização em escala. “Nossos sistemas locais são fisicamente limitados. Agora, com a nuvem, temos o poder da computação para fazer coisas mais inovadoras em tempo real, sem prejudicar as barreiras tecnológicas passadas. É como uma revolução de dados”, explicou Ken DeGennaro, vice-presidente sênior de operações e tecnologia de mídia da NBA, em comunicado.

Ele disse que a intenção é oferecer aos torcedores experiências que mantenham o interesse deles pelos jogos da liga: “Se eles vão passar um tempo com a NBA, nós nos certificaremos de que essa experiência seja a mais satisfatória possível, e a Microsoft está nos ajudando nisso”, acrescentou DeGennaro.

A temporada 2021-2022 da NBA, a 76ª da história da liga, começou agora em 19 de outubro e se encerrará em abril do próximo ano. A temporada anterior foi vencida pelo Milwaukee Bucks, que disputou o playoff final com o Phoenix Suns.

Tela da plataforma com estatísticas do jogador Chris Paul/Reprodução Microsoft

TAGS

#aprendizado de máquina#Azure#basquete#estatísticas de jogo#inteligência artificial#NBA#NBA CourtOptix

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas