Fórum de Lisboa destaca a urgência da regulamentação da IA
Evento que se encerra hoje na capital portuguesa enfatizou os desafios e os riscos à democracia envolvidos no uso da tecnologia
04/07/202525/08/2022
Por redação AIoT Brasil
A empresa mexicana Na-at Technologies, especializada em soluções multi-biométricas para validar a identidade digital de forma segura, anunciou o Na-at Suite, um conjunto de plataformas, soluções e produtos que reforçam os protocolos de segurança de operações bancárias, a fim de frear as fraudes por roubo de identidade em até 98%.
De acordo com dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o país registrou um aumento de 80% nas tentativas de phishing visando roubo financeiro em 2021. Além disso, os casos de golpes no WhatsApp vêm crescendo gradativamente, com registros de 21% em setembro de 2021 e 24% em dezembro do mesmo ano. Já em maio de 2022 o número chegou a 25%.
A primeira ferramenta é a Na-at Cloud Identity, plataforma multi-biométrica na nuvem que se concentra em validar a identidade das pessoas perante instituições governamentais e registra, em um mecanismo biométrico, a voz, as impressões digitais e a biometria facial. A partir disto, é possível reduzir o “time to market” e o custo de implementação, visto que o produto é 100% SaaS (software as a Service).
A segunda solução, o Na-at Remote Onboarding, é responsável por acelerar a oferta de produtos e serviços financeiros remotamente, a partir de qualquer smartphone, atendendo às normas KYC (Know Your Customer), nas modalidades videoconferência ou videogravação.
E a terceira, a Na-at Digital Agreements, é um conjunto de produtos com validade jurídica internacional, utilizado em mais de 80 países para a execução de acordos digitais e que, de acordo com a empresa, garante em 100% a atribuição de uma identidade ao signatário, por meio de um processo patenteado que incorpora tecnologia blockchain.
“Utilizamos modelos de deep learning, que são um tipo de Redes Neurais com várias camadas de neurônios (daí o termo deep). Dentro dos modelos de Redes Neurais Artificiais existem vários tipos de arquiteturas para diferentes tipos de tarefas.
Atualmente, a Na-at usa Redes Neurais Convolucionais para classificação e reconhecimento de imagens, como reconhecimento facial, localização e classificação de documentos”, contou Carlos Chavarría (à esquerda), CEO da Na-at.
Ao ser questionado sobre as tecnologias presentes na Na-at Suite e como a inteligência artificial é utilizada neste caso, o CEO explica: “Estas tecnologias são parte importante da suíte e estão presentes nos componentes que fazem uso das características biométricas dos usuários. Como, por exemplo, no cadastro com impressão digital, voz, facial e assinatura autografa por meio de dispositivos móveis. Também estão presentes na validação de documentos de identificação, automatizando a extração de informações e estruturando-as para posterior manuseio.”
#blockchain#deep learning#multi-biometria#Na-at#SaaS
Evento que se encerra hoje na capital portuguesa enfatizou os desafios e os riscos à democracia envolvidos no uso da tecnologia
04/07/2025Projeto ficou a cargo da Leega, empresa brasileira de consultoria e outsourcing em tecnologia com mais de 20 anos de experiência em transformação digital, inteligência artificial, data analytics, cloud e desenvolvimento de aplicações
30/06/2025Projeto Rio AI City prevê a construção de um campus de IA com capacidade inicial de 1,8 GW e expansão para 3 GW até 2032
30/05/2025