AiotAiot


Motorola leva inteligência artificial para a gôndola do supermercado

MotoTalk para o Trade Marketing, que acaba de ser lançado no Brasil, utiliza IA para identificar produtos com a câmera do smartphone, otimizar rotas e gerar pesquisas automáticas

23/11/2023

Motorola leva inteligência artificial para a gôndola do supermercado
Tamanho fonte

Por Daniel dos Santos

Durante o Tech World 2023, evento da Lenovo realizado esta semana em São Paulo, a Motorola for Business, vertical da Lenovo que tem como foco a mobilidade corporativa, anunciou o lançamento da solução Mototalk for Trade Marketing (à esquerda), que leva a inteligência artificial para as gôndolas dos varejistas.

A solução gerencia equipes de promotores, reconhece automaticamente produtos com uso da câmera do smartphone (vale lembrar que a Motorola já lançou este ano quatro celulares voltados para o mercado corporativo) e traça rotas otimizadas para reduzir o tempo de deslocamento e o gasto com transporte, entre outros recursos.

“O MotoTalk reúne todas as funcionalidades em um único local, com soluções customizáveis para qualquer segmento ou porte de negócio. Com a IA e o reconhecimento por imagem, buscamos ampliar o nosso portfólio de soluções que atendam às necessidades do cliente, sejam elas checar a estratégia de preço diretamente no PDV, quantificar rapidamente a presença das mercadorias nas gôndolas e prateleiras ou até mesmo acompanhar as metas em tempo real”, explica James Mattos, diretor de vendas corporativas da Motorola.

O MotoTalk é uma plataforma de produtividade empresarial para desktop e mobile que permite criar e gerenciar tarefas e dias de trabalho para as equipes. Como explicou a empresa durante a demonstração das novas funcionalidades (o que incluiu transformar os jornalistas em “promotores”), com as novidades, os times de campo podem, por meio do reconhecimento por imagem, identificar e contar automaticamente, por exemplo, a quantidade de caixas de leite que estão presentes na gôndola, conferir o share adequado dos produtos e capturar informações como o preço dos itens, para melhor a gestão da estratégia nos pontos de venda.

Com relação a otimização de rotas, com o uso da inteligência artificial, a ferramenta planeja, de forma automática e em poucos minutos, as rotas comerciais, com o objetivo de otimizar a distância, o tempo e as oportunidades de vendas. É só pegar o arquivo atual de Excel com as rotas, por exemplo, e jogar na ferramenta, que ela recalcula as rotas e otimiza o tempo do promotor.

A solução criada pela Motorola ainda oferece outras funcionalidades, como gestão de times, folha de ponto eletrônico, rastreamento em tempo real e gerenciamento de tarefas. Permite ainda aos clientes comunicação por meio de alertas, chamadas de voz push-to-talk individuais ou em grupos com até 100 pessoas e por mensagem de texto. O MotoTalk é um serviço multiplataforma, compatível com Android, iOS e Windows.

TAGS

#gôndola#Lenovo#Motorola#MotoTalk#smartphone#supermercado#Trade Marketing#varejo

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas