AiotAiot


Moss une IA e big data em mapeamento de áreas florestais

Ferramenta pode receber alertas de focos de calor e desmatamento ilegal, além de reconhecer a biodiversidade de espécies da fauna e flora

03/04/2023

Moss une IA e big data em mapeamento de áreas florestais
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

A Moss, empresa da área de comercialização de créditos de carbono, anunciou a Moss Forest, tecnologia que deve expandir a capacidade da climatech de desenvolver projetos de crédito de carbono, considerados atualmente grandes aliados do Brasil na luta contra o desmatamento e para conter o avanço das mudanças climáticas.

Segundo a empresa, a Moss Forest é a primeira plataforma brasileira capaz de fazer monitoramento digital para identificar áreas florestais, propriedades sem inconsistências de registros legais e, portanto, com potencial para a viabilização de projetos de crédito de carbono.

Luis Felipe Adaime, fundador e CEO da Moss, afirma que o Moss Forest é uma tecnologia inovadora, capaz de abreviar uma série de obstáculos no processo de implementação de projetos, assim como o de tornar mais eficiente o trabalho da equipe técnica que vai a campo para calcular o volume de carbono estocado em áreas florestais. “Esta tarefa é complexa porque exige semanas de trabalho das equipes no meio de densas áreas florestais. O Moss Forest, por sua vez, entrega em minutos o que as empresas sem a solução podem levar até seis meses para realizar. É tudo mais rápido, simples e barato”, garante o CEO da climatech.

O Moss Forest é capaz de cruzar informações de diversas bases de dados, em tempo real, para saber, por exemplo, se há sobreposição das áreas com terras indígenas e Unidades de Conservação e se os registros dos imóveis estão em dia. A ferramenta também pode receber alertas de focos de calor e desmatamento ilegal, além de reconhecer a biodiversidade de espécies da fauna e flora da região. “Só a inovação pode aumentar, acelerar e baratear o desenvolvimento de projetos de originação de créditos de carbono para manter a floresta de pé com urgência e efetividade”, avalia Adaime.

TAGS

#climatech#meio ambiente#Moss#projetos de crédito de carbono#soluções ambientais

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas