AiotAiot


Microsoft quer ajudar as comunidades a trabalhar com IA

AI Skills Initiative oferece cursos gratuitos em parceria com o LinkedIn para que as pessoas possam aproveitar todo o potencial da tecnologia

03/07/2023

Microsoft quer ajudar as comunidades a trabalhar com IA
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, habilidades em inteligência artificial representam a terceira prioridade das empresas nos seus programas de treinamento, logo abaixo de análise de dados e pensamento criativo. Porém, faltam profissionais com as habilidades necessárias para usar essa tecnologia, e foi com base nesses argumentos que a Microsoft lançou a AI Skills Initiative, um programa gratuito que pode ajudar pessoas e comunidades em todo o mundo a aprender como aproveitar todo o poder da IA.

A iniciativa é desenvolvida em parceria com o LinkedIn e concede o primeiro certificado profissional em IA generativa no mercado de cursos digitais. Está integrada ao Skills for Jobs, que é parte do Microsoft Conecta+, um hub que reúne os cursos de capacitação e recapacitação oferecidos pela empresa, além de permitir o acesso a eventos de aprendizado virtual e recursos para que os participantes possam aprimorar a fluência em IA.

Kate Behncken, vice-presidente de filantropia da Microsoft, citou o Índice de Tendências de Trabalho feito pela empresa para afirmar que a IA possui um potencial extraordinário de criar novas formas de trabalhar, mas a velocidade do avanço da tecnologia ultrapassa a capacidade de absorção das pessoas. “Nada menos do que 62% dos participantes no estudo afirmaram que gastam muito tempo pesquisando informações no trabalho. E, embora 49% tenham medo de a IA substituir seus empregos, uma parcela ainda maior — 70% — delegariam o máximo de tarefas possíveis para a IA, para diminuir a sobrecarga de trabalho”.

O desafio para os profissionais da área, segundo Behncken, é conseguir se manter à frente das lacunas de habilidades emergentes e aproveitar essas novas tecnologias: “Muito se fala do potencial da IA de aumentar a eficiência e desbloquear a criatividade. Porém, a IA também requer um universo de mudanças na forma como as pessoas aprendem. A demanda por treinamento é enorme e não para de crescer, seja em cibersegurança, seja em habilidades digitais básicas, e precisamos revolucionar a forma como treinamos as pessoas. Estamos apenas começando a explorar as possibilidades, e isso é incrivelmente empolgante, mas desafiador”, afirmou.

No caso da AI Skills, por meio de uma parceria com a data.org, o AI for Good Lab da Microsoft e o GitHub, a Microsoft lançou um desafio com o objetivo de explorar, desenvolver e implementar novas formas de capacitação e treinamento no uso da IA generativa por organizações sem fins lucrativos, empreendimentos sociais e instituições de pesquisa ou acadêmicas. “Encorajamos fortemente a participação dessas organizações nos projetos de capacitação dedicados ao uso da IA generativa. O desafio está com inscrições abertas até o dia 15 de agosto de 2023 no site https://data.org/initiatives/ai-challenge/ e anunciaremos os vencedores no terceiro trimestre deste ano”, explicou Kate Behncken.

TAGS

#aprendizado virtual#capacitação#cursos digitais#desafio#IA generativa#inteligência artificial#linkedin#programa gratuito#treinamento gratuito

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas