MEC abre consulta pública sobre o uso de IA na educação
Até 29 de outubro serão recebidas as sugestões da sociedade civil para a construção do referencial de uso responsável da tecnologia
16/10/202526/07/2022
Por redação AIoT Brasil
A Microsoft fechou uma parceria com a Womcy, Latam Women in Cybersecurity, para lançar o “Womcy – Microsoft Cybersecurity Education & Certification Program”, programa que oferece treinamento e certificação gratuitos em SC-900: Microsoft Security, Compliance, and Identity Fundamentals.
O projeto, que visa aumentar a diversidade no campo da cibersegurança e combater a escassez de trabalhadores qualificados na área de tecnologia da informação e comunicação (TIC), é voltado apenas para minorias no mercado de tecnologia, especialmente mulheres. Além disso, o curso também visa formar pessoas negras, LGBTQIA+, PCD e grupos com mais de 50 anos no mercado de TI.
Essa iniciativa faz parte da campanha global de desenvolvimento de habilidades de segurança cibernética da Microsoft anunciada em outubro de 2021. Em março deste ano, a campanha foi ampliada para 23 países, incluindo o Brasil.
Segundo a empresa, haverá 3,5 milhões de empregos em segurança cibernética em todo o mundo até 2025, um aumento de 350% em oito anos. A força de trabalho global de segurança cibernética é terrivelmente carente de diversidade. Nos países onde a Microsoft expandiu sua campanha, em média, no Brasil, apenas 17% da força de trabalho de segurança cibernética é composta por mulheres.
“Sabemos que os índices de participação das minorias não vão ser alterados do dia para a noite, mas acreditamos no poder da intencionalidade para que a mudança realmente aconteça. Esta parceria com Womcy está em linha com a nossa missão de empoderar cada pessoa e cada organização do planeta a conquistar mais e é mais uma das inúmeras iniciativas que desenvolvemos em prol da diversidade e inclusão e da capacitação profissional dos brasileiros, visando colaborar para o crescimento econômico sustentável do nosso País”, relatou Lucia Rodrigues, líder de Filantropia da Microsoft Brasil.
Os interessados devem preencher o formulário de inscrição entre julho e agosto. As aulas serão realizadas à noite e aos sábados de setembro de 2022 a fevereiro de 2023. Aos alunos também serão oferecidas sessões de mentoria para desenvolvimento de soft skills, palestras para elaboração de curriculum, perfil no LinkedIn e preparação para entrevistas de trabalho. O período de certificação é de março a junho de 2023.
#cibersegurança#microsoft#soft skills#tic#Womcy
Até 29 de outubro serão recebidas as sugestões da sociedade civil para a construção do referencial de uso responsável da tecnologia
16/10/2025Pesquisa da OCDE revela que 56% dos educadores do fundamental aplicam a tecnologia na preparação de aulas e em outras atividades
10/10/2025Programa destinado a universitários tem duração de 13 semanas e as inscrições podem ser feitas até 15 de outubro
08/10/2025