AiotAiot


Microsoft lança cursos gratuitos sobre IA produzidos só por mulheres

Programa FluêncIA é online e sem custos e enfatiza que não pode haver distinção de gênero nas carreiras de tecnologia

14/02/2024

Microsoft lança cursos gratuitos sobre IA produzidos só por mulheres
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

A Microsoft lançou o pacote de cursos denominado FluêncIA, que tem um diferencial importante: todo o conteúdo foi produzido por especialistas mulheres que atuam na big tech nas áreas de inteligência de dados, inteligência artificial, nuvem e vendas. O objetivo, segundo a empresa, “é reforçar que não há distinção de gênero para carreiras de tecnologia, nas quais as mulheres são minoria”.

Com aulas em português, os cursos são online e gratuitos e estão disponíveis nas plataformas de ensino de alguns parceiros do hub de qualificação da Microsoft, o Conecta+, entre os quais a Escola do Trabalhador 4.0, a ATN e o Capacita-te Brasil, da Trust for the Americas. Podem participar profissionais interessados em aprender fundamentos da IA generativa ou se atualizar com o que há de mais recente no mercado de trabalho.

As aulas foram gravadas por Stéfany Mazon, diretora de soluções de Azure; Milene Coelho, especialista de contas de publicidade; Tatiana Aidar, especialista de dados e IA, e Renata Marinho, especialista de soluções de Modern Work, todas da Microsoft Brasil. Entre os temas abordados estão “A história da IA”, “Inteligência artificial generativa”, “A evolução das buscas online”, “Como ser mais produtivo usando o Bing Chat”, “Ética em IA” e “Como usar o Microsoft Copilot”.

Lucia Rodrigues, líder da área de filantropia da Microsoft Brasil, disse que as rápidas transformações no mundo do trabalho, geradas pelos avanços da tecnologia, tornam necessário um processo contínuo de capacitação de profissionais: “Sem pessoas qualificadas para lidar com as novas ferramentas, não é possível implementá-las no país, o que gera atrasos no desenvolvimento econômico, na comparação com as nações que possuem índices melhores em habilidades digitais”.

Ela afirmou ainda que a falta de qualificação profissional tem sido o maior entrave para a transformação digital no Brasil. “Além disso, é importante manter o trabalhador atualizado para gerar melhores oportunidades econômicas e garantir que ninguém seja deixado para trás no processo constante e dinâmico de transformação digital”, acrescentou.

Os interessados nos novos cursos de IA devem entrar nas plataformas de e-learning dos parceiros da Microsoft relacionados no site do Conecta+. Além disso, ONGs e portais de educação podem ter acesso ao conteúdo para inserção em suas plataformas, bastando entrar em contato pelo e-mail brzphil@microsoft.com e fazer a solicitação.

TAGS

#cursos de tecnologia#distinção de gênero#gênero#IA generativa#qualificação profissional#transformação digital

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas