CommScope lança solução Propel XFrame para data centers
Solução compacta para estrutura de fibra tem como foco data centers de alta densidade, que têm sido impactados pelas implementações de inteligência artificial
18/03/202521/05/2024
Por redação AIoT Brasil
A Microsoft acaba de anunciar a pré-venda dos PCs Copilot+ com Windows, que prometem potencializar a utilização de inteligência artificial e estarão disponíveis em 18 de junho, inicialmente apenas nos Estados Unidos. Entre outras inovações, os novos modelos contam com um assistente pessoal de IA, disponível a partir da nova tecla Copilot. Segundo a empresa, o Copilot “coloca, literalmente, os modelos de IA mais avançados na ponta dos dedos do usuário”.
Em um comunicado divulgado na segunda-feira, 20, a Microsoft afirmou que os Copilot+ são os computadores “mais rápidos e inteligentes já criados, graças à integração de um novo e potente chip capaz de processar mais de 40 TOPS (trillion operations per second), assim como uma bateria com duração para todo o dia e acesso aos modelos de IA mais avançados”.
Essas capacidades, segundo a Microsoft, se devem a uma arquitetura totalmente nova capaz de aliar o poder da CPU, da GPU e de uma nova unidade de processamento neural (NPU) de alto desempenho: “Ligados e melhorados por meio de grandes modelos de linguagem (LLMs) – executados a partir do Azure Cloud – e em conjunto com pequenos modelos de linguagem (SLMs), os Copilot+PC conseguem atingir um nível de desempenho nunca antes visto. São até 20 vezes mais potentes e até 100 vezes mais eficientes a executar workloads de IA, além de oferecerem uma aceleração de IA líder no setor”.
Os PCs são equipados com a série Snapdragon X da Qualcomm Technologies. “É uma nova era para os PCs, e nossa colaboração com a Microsoft combina o poder da Snapdragon X Series com o poder do Copilot+ para fornecer recursos de IA inovadores que estão redefinindo a experiência de computação pessoal – tudo com desempenho líder do setor e duração da bateria de vários dias”, disse Alex Katouzian, gerente da Qualcomm.
De acordo com a Microsoft, os Copilot+PC podem proporcionar até 22 horas de reprodução de vídeos (armazenados localmente) ou 15 horas de navegação na web com um único carregamento, e todos os computadores são previamente protegidos. “O processador Microsoft Pluton Security é ativado por predefinição em todos os Copilot+, que introduzem um conjunto de novas funcionalidades e atualizações no Windows 11 que facilitam a segurança dos utilizadores. Além disso, incluem controles personalizados de privacidade que ajudam a proteger aquilo que é mais importante para o utilizador”, informou a empresa.
Com o Cocreator, também é possível combinar traços com sugestões de texto para gerar novas imagens quase em tempo real. “À medida que se interage, o trabalho artístico acompanha o processo, ajudando o utilizador a aperfeiçoar, editar e desenvolver mais facilmente as suas ideias”, disse a Microsoft. Ainda não há uma data prevista para que os novos PCs cheguem ao Brasil nem os preços de venda.
#assistente pessoal#chip silicon#Copilot#inteligência artificial#pré-venda#processamento neural
Solução compacta para estrutura de fibra tem como foco data centers de alta densidade, que têm sido impactados pelas implementações de inteligência artificial
18/03/2025Novas plataformas chegam com a promessa de processamento de borda mais rápido, baixo consumo de energia e recursos multimídia avançados
14/03/2025Empresa já desenvolve tecnologias que permitem que as redes de próxima geração evoluam para o 6G
06/03/2025