Futurecom 2024 começa hoje em SP: o que esperar do evento
Congresso de inovação e tecnologia tem como tema central a conectividade e as novas relações entre pessoas e máquinas
08/10/202426/01/2023
Por redação AIoT Brasil
A Microsoft anunciou nesta semana a ampliação da parceria iniciada com a OpenAI (empresa criadora do popular ChatGPT) em 2019, para acelerar e compartilhar os avanços em inteligência artificial e os benefícios que essa tecnologia pode proporcionar.
Não foram citados valores exatos, mas, segundo a Microsoft, o acordo envolve “um investimento plurianual multibilionário” e estende a colaboração contínua em supercomputação e pesquisa de IA entre as duas empresas, que poderão comercializar de forma independente os produtos resultantes.
Um dos destaques é o aumento do montante a ser aplicado no desenvolvimento e na implantação de sistemas de supercomputação em escala, para acelerar a pesquisa inovadora de IA independente da OpenAI. “Também continuaremos a desenvolver a principal infraestrutura de IA do Azure para ajudar os clientes a criar e implantar seus aplicativos de IA em escala global”, explicou um comunicado publicado no blog da Microsoft.
Também faz parte do projeto a criação de novas experiências baseadas em IA, por meio da aplicação dos modelos da OpenAI nos produtos destinados a consumidores e empresas e em experiências digitais inovadoras. Nesse pacote está o Azure OpenAI Service da Microsoft, que dá aos desenvolvedores acesso direto a modelos da OpenAI para criar aplicativos de ponta apoiados por infraestrutura e ferramentas otimizadas para IA. O Azure passa a ser o provedor de nuvem exclusivo da OpenAI, a fim de alimentar as cargas de trabalho da empresa em pesquisas, produtos e serviços de interface de programação de aplicativo (API).
Satya Nadella, presidente e CEO da Microsoft, disse que a parceria com a OpenAI foi formada com base na ambição compartilhada de promover pesquisas de ponta em inteligência artificial e democratizar sua aplicação como uma nova plataforma de tecnologia: “Nessa próxima fase, desenvolvedores e organizações de todos os setores terão acesso a melhor infraestrutura, a novos modelos e à cadeia de ferramentas de IA com o Azure, para criar e executar seus aplicativos”.
De acordo com a OpenAI, uma parte crítica no desenvolvimento de sistemas de IA é aprender com base em sua aplicação no mundo real: “Desde 2016, a Microsoft se comprometeu a transformar o Azure em um supercomputador de IA para o mundo, servindo como base para nossa visão de democratizar a IA como plataforma”.
A OpenAI lembrou que o primeiro supercomputador top 5 foi anunciado em 2020 e, subsequentemente, as duas empresas construíram vários sistemas de supercomputação de IA em grande escala. “A OpenAI usou essa infraestrutura para treinar os modelos inovadores que agora são implantados no Azure para alimentar produtos de IA que definem a categoria, como o GitHub Copilot, o DALL·E 2 e o ChatGPT”, acrescentou.
A Microsoft completou: “A pesquisa líder da OpenAI sobre alinhamento de IA e nosso padrão de IA estabelece uma estrutura avançada para a implantação segura de nossas próprias tecnologias e ajudará a orientar o setor em direção a resultados mais responsáveis”.
#ChatGPT#inteligência artificial#open AI#supercomputacao
Congresso de inovação e tecnologia tem como tema central a conectividade e as novas relações entre pessoas e máquinas
08/10/2024Pesquisa do Gartner indica que a maioria dos recursos deverá ser aplicada em IA, IA generativa e segurança cibernética
01/10/2024Conferência de dois dias dedicada a desenvolvedores apresentará as novidades da empresa e poderá ser assistida online
25/09/2024