Escassez de energia atingirá 40% dos data centers de IA até 2027
Segundo o Gartner, o rápido crescimento no consumo energético por conta da IA generativa excederá a capacidade das concessionárias de energia e gerará aumento nos custos
18/11/202425/04/2023
Por redação AIoT Brasil
Durante o evento Hannover Messe, realizado este mês na Alemanha, a Siemens apresentou um modelo digital de próxima geração de fábricas de baterias da Freyr, desenvolvido com tecnologia da Nvida. O modelo foi criado em parte para destacar uma parceria estratégica anunciada pela Siemens e Freyer, com o objetivo de que grupo com sede na Noruega aumente a produção e maximize a eficiência da fábrica.
Criada pela Siemens, a demonstração usa a plataforma de desenvolvimento Nvidia Omniverse para fornecer uma experiência imersiva das fábricas Freyr e segue a visão conjunta de um metaverso industrial revelado no ano passado pela Siemens e Nvidia.
Com foco na integração entre a Siemens Xcelerator e o Nvidia Omniverse, a demonstração apresenta representações 3D da infraestrutura, fábrica, maquinário, equipamento, ergonomia humana, informações de segurança, robôs, veículos guiados automaticamente e simulações detalhadas de produto e produção. Essas tecnologias ajudarão a Freyr a atender à crescente demanda por células de bateria econômicas e de alta densidade para armazenamento estacionário de energia, mobilidade elétrica e aplicações marítimas.
Segundo as empresas, em meio às crescentes iniciativas mundiais de sustentabilidade e à rápida eletrificação do transporte, a indústria de baterias deverá crescer US$ 400 bilhões até 2030. A fabricação de células de bateria é uma etapa crítica na cadeia de valor da bateria, com os fabricantes investindo bilhões de dólares em novas fábricas de células de bateria para atender a esta nova demanda.
Na demonstração, a Siemens mostra uma visão de como as equipes podem aproveitar digital twins (gêmeos digitais) abrangentes no metaverso industrial usando modelos de fábricas existentes e futuras. Em instantes, a Freyr pode marcar uma reunião com potenciais investidores ou clientes para ocorrer dentro da fábrica digital da FREYR na Noruega e explorar o exterior da instalação antes de entrar para ver os processos de produção atuais em funcionamento.
“Essa colaboração mostra a importância do digital twins na indústria. Por meio da plataforma Nvidia Ominverse é possível contribuir e fornecer uma experiência imersiva nas fábricas. É algo inovador para compartilhar com os clientes e potenciais investidores de qualquer lugar do mundo”, destaca Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.
A demonstração também mostra como o modelo pode ser usado para planejamento de produção, destacando como um gerente de planta da fábrica pode avaliar rapidamente o desempenho da unidade usando uma aplicação personalizada da Siemens, que fornece uma visão geral da operação da instalação.
#baterias da FREYR#Hannover Messe#metaverso#Siemens#tecnologia Nvidia
Segundo o Gartner, o rápido crescimento no consumo energético por conta da IA generativa excederá a capacidade das concessionárias de energia e gerará aumento nos custos
18/11/2024Capacidade de processamento da Intel será aliada aos produtos de visão computacional e robôs autônomos da WEG
07/11/2024Nova solução se destina à automação industrial e opera com infraestrutura de computação em borda e nuvem
04/11/2024