Pure Storage integra o FlashBlade à plataforma da Nvidia
Objetivo é permitir que as empresas transformem dados comerciais de alto desempenho quase em tempo real
01/04/202531/03/2025
Por redação AIoT Brasil
Com mais de um ano de atraso, a Meta finalmente anunciou o lançamento do seu chatbot de IA em 41 países europeus e 21 territórios ultramarinos, e mesmo assim em uma versão limitada, sem algumas das funcionalidades disponíveis em outras regiões. O motivo alegado para a demora estava relacionado a “preocupações regulatórias” e a um pedido do órgão regulador da Irlanda para que as informações dos usuários do Facebook e do Instagram não fossem usadas no treinamento de modelos de IA. A Meta também adiou o lançamento do modelo multimodal Llama AI na União Europeia, pela mesma razão.
O Meta AI havia chegado aos Estados Unidos no final de 2023 e disponibilizado no Brasil em outubro do ano passado, e a ideia inicial era levá-lo rapidamente para a Europa. Em entrevista ao portal The Verge, Ellie Heatrick, porta-voz da Meta, disse que o lançamento ocorre depois de quase um ano de engajamento intensivo com vários reguladores europeus: “Por enquanto, vamos oferecer na região apenas um modelo de texto que não foi treinado com dados primários de usuários da União Europeia. Continuaremos a trabalhar em colaboração com os reguladores para que os usuários tenham acesso mais amplo e sejam devidamente atendidos pelas inovações de IA da Meta que já estão disponíveis para o resto do mundo”, acrescentou.
Essa limitação significa que nos países europeus o Meta AI funcionará quase só com recursos de chat baseados em texto, sem possibilidade de utilizar a ferramenta para gerar ou editar imagens e completar outras tarefas. Ainda assim, os usuários poderão usar o assistente para, por exemplo, planejar uma viagem ou fazer perguntas específicas, além de assistir a determinados tipos de conteúdo no feed do Instagram.
Disponível em seis idiomas europeus, o Meta AI poderá ser acessado pelo WhatsApp, Facebook, Instagram e Messenger e, segundo a empresa, há planos de expandir o assistente para que tenha as mesmas funcionalidades da versão norte-americana. Como de costume, o recurso será representado por um anel azul, que pode ser tocado para revelar suas capacidades de IA. Basta digitar “@MetaAI” seguido do seu prompt ou de uma pergunta no grupo de bate-papo escolhido e aguardar a resposta.
Em novembro do ano passado a Meta começou a trazer alguns de seus recursos de IA para seus óculos inteligentes Ray-Ban na União Europeia, mas os dispositivos ainda não suportam recursos multimodais que permitem que os usuários perguntem a respeito do que podem ver. De acordo com a empresa de Mark Zuckerberg, o Meta AI já é usado diariamente por mais de 700 milhões de pessoas.
#chatbot de IA#Meta AI#uso de dados
Objetivo é permitir que as empresas transformem dados comerciais de alto desempenho quase em tempo real
01/04/2025Pesquisadores do MIT e da Nvidia desenvolveram um modelo que pode ser executado localmente até em smartphones
26/03/2025É o que mostra o estudo Enterprise Cloud Index, divulgado hoje pela Nutanix, que ouviu 1.500 líderes da área de tecnologia e engenharia de plataformas de vários países
20/03/2025