Dispositivo vestível registra e transcreve notas e reuniões
Wearable de IA da Plaud funciona como um gravador habilitado para ChatGPT e, no futuro, poderá criar um gêmeo digital do usuário
17/09/202417/02/2023
Por redação AIoT Brasil
O aumento do investimento em tecnologias relacionadas à indústria 4.0, a exigência de alta produtividade e eficiência e o incentivo oferecido pelos governos para promover a automação industrial são os principais fatores que vão impulsionar o crescimento do mercado global de internet das coisas no setor de manufatura nos próximos anos. A expectativa é de que, até 2029, o valor dos sistemas de IoT industrial instalados atinja 276 bilhões de dólares.
Essas estimativas fazem parte do relatório “Mercado de IoT industrial por componente, indústrias verticais e geografia – Previsões globais para 2029”, produzido pela consultoria Research and Markets. O estudo analisou o mercado de IoT industrial em cinco regiões do mundo e destacou as tendências atuais, a participação das empresas, os desenvolvimentos recentes e as previsões para os próximos seis anos.
De acordo com os analistas, a IoT industrial para manutenção preditiva deverá oferecer oportunidades significativas para a expansão do mercado, aliada ao aumento expressivo no número de data centers. Porém, a falta de padronização e os altos custos de investimento e operação podem restringir esse crescimento.
O relatório segmentou o mercado de IoT industrial em hardware, plataformas, serviços e conectividade. “Espera-se que o segmento de hardware represente a maior participação, enquanto fatores como o engajamento consistente do setor industrial na melhoria da eficiência, a redução de custos e o acesso a informações em tempo real vão colaborar para o crescimento dessa área”, avaliou o documento. “A crescente adoção de plataformas de IoT industrial pelos vários setores verticais da indústria, para melhorar a eficiência operacional, juntamente com a crescente necessidade de tecnologias de monitoramento superiores, está impulsionando o crescimento desse segmento”, acrescentou.
Em relação ao tipo de atividade, o mercado de IoT foi dividido em agricultura, manufatura, varejo, energia e serviços públicos, petróleo e gás, aeroespacial, transporte e logística, telecomunicações e outras indústrias verticais. O setor de manufatura deve representar a maior participação no mercado de IoT industrial, devido à crescente necessidade de monitoramento centralizado e de manutenção preditiva de ativos, ao aumento do número de fábricas inteligentes, ao advento da indústria 4.0 e à adoção de robôs autônomos para automação industrial.
A Research and Markets também destacou o crescimento do número de sensores em rede nas cadeias de produção e suprimentos, que permitem que as indústrias passem a contar com uma nova geração de sistemas capazes de promover interações automáticas em tempo real entre máquinas, sistemas, ativos e dispositivos. Do lado negativo, o relatório apontou a existência de problemas de vulnerabilidade nos dispositivos de IoT e a carência de profissionais qualificados.
#automação industrial#indústria 4.0#internet das coisas#IoT industrial
Wearable de IA da Plaud funciona como um gravador habilitado para ChatGPT e, no futuro, poderá criar um gêmeo digital do usuário
17/09/2024Soluções integram software e câmeras com inteligência artificial para reconhecimento facial, alerta automático de ocorrências e redução no tempo de socorro
12/08/2024Smart Tracking oferece visão e monitoramento em tempo real de pessoas e ativos dentro das empresas, para reduzir perdas e ciclos de processos
04/07/2024