Demanda por chips de IA alavanca nova valorização da Nvidia
Valor de mercado da empresa registrou alta de 9,3% em outubro e atingiu a marca histórica de US$ 3,26 trilhões
19/11/202426/08/2020
A chegada do 5G será essencial para impulsionar o uso da internet das coisas. Disposta a explorar esse potencial, a MediaTek anunciou a ampliação dos limites das comunicações por satélite de IoT 5G, com a realização de um bem-sucedido teste em campo de transferência de dados via satélite Alphasat L-band, da Inmarsat, em órbita geoestacionária (GEO) a 35.000 quilômetros acima da linha do Equador.
Os resultados do teste de campo de IoT da MediaTek e da Inmarsat contribuirão para o trabalho de padronização Rel-17, para o 3rd Generation Partnership Project (3GPP) em rede não terrestre (NTN), que faz parte da iniciativa global de definição dos padrões 5G para novos casos de uso e de serviços.
A nova tecnologia NB-IoT do satélite 5G estabeleceu um link bidirecional do dispositivo NB-IoT padrão da MediaTek, habilitado pelo satélite GEO comercial, o que abre novos caminhos para uma cobertura de IoT verdadeiramente global. O teste, que teve sucesso, estabelece a base para redes híbridas de satélite e celular para permitir novos serviços 5G IoT onipresentes em uma escala global.
“A colaboração da MediaTek com a Inmarsat irá acelerar os esforços da indústria para convergir as redes de celular e satélite na era do 5G. A MediaTek é um provedor líder de conectividade e que contribuiu para a definição dos padrões 3GPP, e nosso trabalho contínuo com os satélites Inmarsat GEO ajudará a impulsionar a inovação em verticais como IoT ”, afirma Ho-Chi Hwang, gerente geral de design de sistemas de comunicação da MediaTek.
A MediaTek é a quarta maior empresa de semicondutores fabless do mundo, e a Inmarsat é a líder global em comunicações móveis por satélite. As duas empresas realizaram o teste em uma estação base localizada no Fucino Space Center, na Itália, e desenvolvida pelo Taiwan Institute of Information Industry. O dispositivo de teste, construído com o chipset NB-IoT habilitado para satélite da MediaTek, estava localizado no norte da Itália. O protótipo do sistema estabeleceu com sucesso um canal de comunicação e transferência de dados com o satélite GEO Alphasat.
Testes bem-sucedidos podem fornecer evidências da viabilidade de novos padrões globais e do potencial de mercado aberto do uso de um único dispositivo para conectar redes de satélite e celulares. “Testar o chip NB-IoT padrão da MediaTek na rede de satélites da Inmarsat mostrou que a tecnologia de rede móvel funciona muito bem em satélites GEO com poucas modificações, e fornecerá um caminho muito rentável para a cobertura global de IoT híbrido e onipresente”, afirma Jonathan Beavon, diretor sênior do grupo de produtos da Inmarsat.
#5G#Inmarsat#MediaTek#satélite
Valor de mercado da empresa registrou alta de 9,3% em outubro e atingiu a marca histórica de US$ 3,26 trilhões
19/11/2024TAIS foi desenvolvida com o uso da inteligência artificial da Microsoft e usa a solução neural text-to-speech (TTS), recurso do serviço Azure integrado ao IBM Watson
10/03/2023A proposta permitirá à operadora avaliar a tecnologia de satélites da AST SpaceMobile para fornecer serviços de dados e voz 4G no Brasil para celulares
31/01/2023